EDUCAÇÃO

Estudantes da Etec de Fernandópolis conquistas duas medalhas na Olimpíada Nacional de Ciências

Estudantes da Etec de Fernandópolis conquistas duas medalhas na Olimpíada Nacional de Ciências

Conhecimentos em áreas como Astronomia, Biologia, Física, História e Química

Conhecimentos em áreas como Astronomia, Biologia, Física, História e Química

Publicada há 2 meses

Da Redação

Organizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI), a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) premiou 163 estudantes de 37 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS). Foram 74 medalhas de ouro, 51 de prata e 38 de bronze.

A competição é disputada por meio de provas e atividades online, nas quais estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico de escolas públicas e privadas de todo o Brasil são desafiados a demonstrar seus conhecimentos em áreas como Astronomia, Biologia, Física, História e Química.

“Tentamos engajar os alunos a participarem de todas as olimpíadas que temos conhecimento. Essas competições são uma ótima oportunidade para trabalharem de forma interdisciplinar”, avalia o professor de química da Etec Prof. Basílides de Godoy, da Capital, Jonnathan Barbosa. Ele coordenou a participação dos alunos junto com seu colega de disciplina Mario de Oliveira Filho.

Com 24 estudantes premiados, a Etec Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, na Região de Campinas, foi a unidade do CPS com maior número de medalhas – confira relação abaixo. “O desempenho dos nossos alunos nessas competições tem aberto portas no mercado de trabalho. Ocorre constantemente de os departamentos de seleção questionarem sobre participação em olimpíadas do gênero e muitas empresas acabam contratando”, revela o diretor da Etec, Cristiano de Oliveira.

Da Etec de Fernandópolis, a Professor Armando José Farinazzo, foram dois estudantes medalhistas de ouro: Luis dos Santos e Rodrigo Xavier.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em mais de 340 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 91 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza

Estudantes da Etec Amim Jundi, localizada em Osvaldo Cruz, conquistaram 16 medalhas na competição de conhecimento. Foto: Divulgação

últimas