POLICIAL

PF desarticula grupo responsável por invasão aos sistemas do INCRA

PF desarticula grupo responsável por invasão aos sistemas do INCRA

Operação Shadowland cumpre mandados em dois estados para coibir ataques a sistemas públicos

Operação Shadowland cumpre mandados em dois estados para coibir ataques a sistemas públicos

Publicada há 2 meses

Foto: PF-Jales

Da Redação

Brasília/DF. A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (31/10) a Operação Shadowland, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável por invadir os sistemas do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Jales/SP, Imperatriz/MA e Açailândia/MA.

As investigações tiveram início após os servidores do INCRA detectarem acessos indevidos aos sistemas internos da instituição e comunicarem o fato à Polícia Federal. Apurou-se que os criminosos utilizavam certificados digitais ideologicamente falsos, emitidos em nome de funcionários do INCRA e de particulares, para obter acesso aos sistemas. A ação rápida do INCRA, que modificou os protocolos de acesso, impediu que ocorressem novas invasões.

A Polícia Federal contou com a colaboração do próprio INCRA e do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), órgão gestor dos certificados digitais da ICP-Brasil. Essa cooperação foi fundamental para a rápida identificação dos suspeitos. Os investigados poderão responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático qualificado e falsidade ideológica.

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal no Distrito Federal 

últimas