Da Redação
O município de Populina foi um dos agraciados pelo prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – Categoria Ouro, concedido na quarta-feira, 04/12/2024 pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação e Cultura (MEC).
A conquista reflete o compromisso da administração municipal do prefeito Adauto Severo em cumprir as metas de alfabetização e reduzir as desigualdades educacionais, conforme estabelecido no Plano Nacional de Educação e no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
A premiação, regulamentada pelo Decreto nº 12.191, de 20 de setembro de 2024, destacou os estados e municípios que implementam políticas públicas eficazes e inclusivas, assegurando a alfabetização plena de todas as crianças.
O intuito é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto no Plano Nacional de Educação (PNE).
Esforço coletivo
Para concessão da honraria, foram avaliados os esforços das Secretarias de Educação de Populina em prol à alfabetização considerando as seguintes dimensões: colaboração entre os entes federativos (estados, municípios e Distrito Federal); institucionalização e implementação da política de alfabetização ou ações no âmbito da alfabetização de crianças; implementação das ações de formação de professores e gestores; e distribuição de materiais didáticos.
“Esse prêmio é um reconhecimento às formações e trabalhos excepcionais realizados na alfabetização. Esta honraria reflete o compromisso e a dedicação de toda a equipe educativa em proporcionar uma educação de qualidade e transformar a vida de nossas crianças. Cada projeto, cada aula planejada, e cada momento dedicado à aprendizagem contribuíram para este grande sucesso. Este reconhecimento nos enche de alegria e gratidão, mas também nos motiva a continuar aprimorando nossas práticas e buscando novas maneiras de melhorar ainda mais a qualidade do ensino em nosso município. Agradecemos a todos que participaram desta jornada e que contribuíram para este marco tão significativo”, afirmou o prefeito Adauto.