Da Redação
O 16º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Fernandópolis, celebrou nesta segunda-feira (20), seus 49 anos de existência. A solenidade foi realizada no Teatro Municipal de Fernandópolis, reunindo diversas autoridades da região.
Criado em 20 de janeiro de 1976, o 16º BPM/I abrange uma área de 12.610 km², com atuação em 49 municípios do Noroeste Paulista. O batalhão também faz divisa com os estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, atendendo uma população estimada em cerca de meio milhão de pessoas.
Durante o evento, estiveram presentes o Prefeito Cantarella, o Tenente Coronel Ivan César Belentani, o Deputado Estadual Danilo Campeti, o juiz da comarca de Santa Fé do Sul, José Gilberto Alves Braga Jr., além de vereadores e prefeitos da região.
A cerimônia ainda foi marcada pela entrega de Láureas de Mérito e medalhas à corporação, além do lançamento da Challenge Coin, uma medalha especial concedida ao Tenente Coronel PM Mário Luciano Siconelli. Essa homenagem simboliza o reconhecimento e o orgulho da corporação pelos profissionais que engrandecem o nome da Polícia Militar.
De acordo com o prefeito Cantarella, é fundamental que o poder executivo, legislativo e a segurança pública caminhem juntos. "Tenho um compromisso com a Polícia Militar, de estarmos juntos nas operações delegadas e em outros trabalhos que estamos desenvolvendo, sempre com o olhar atento que vocês possuem", afirmou.
O 16° BPM/I é o maior batalhão de extensão territorial do Estado de São Paulo, está sediado em local estratégico para a segurança paulista e se destaca nas áreas tecnológicas e de segurança pública. Além disso, a corporação desenvolve projetos sociais no município que visa o esporte e a qualidade de vida da população.
Para preservar e enaltecer sua história, o Batalhão deu início à criação de um acervo histórico, com o objetivo de reunir registros que remetam aos momentos mais importantes. A iniciativa inclui a coleta de depoimentos de veteranos, ao compilado de matérias importantes e o resgate de registros de batalhas e operações marcantes para a corporação.
Com a perspectiva de celebrar seus 50 anos em 2026, a unidade planeja inaugurar o Espaço da Memória e a Galeria de Heróis, como uma forma de homenagear todos que contribuíram para a construção dessa história.
Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis