1 - Aos amigos e amigas que nos acompanham nos finais de semana neste espaço um grande abraço. Estamos voltando. Nós que criticamos, com razão, as arbitragens brasileiras temos que nos penitenciar: Na América do Sul, como um todo e com raras exceções, as arbitragens vão de mal a pior.
02 - Logo na primeira rodada, que por sinal não teve nenhum árbitro ou “bandeirinha” brasileiro que foi escalado já tivemos falhas gritantes. No jogo Jorge Wilstermann x Peñarol, os uruguaios foram escandalosamente prejudicados. Mas de tudo que ruim e de tudo que é bom sempre tiramos algum proveito.
03 - Ficou mostrado que as arbitragens na Libertadores deste ano serão um caso a parte. Principalmente as sete equipes brasileiras devem ficar com olhos bem abertos porque a coisa está preta. Por outro lado a goleada que o Peñarol tomou de um desconhecido e fraco time boliviano mostra mais uma vez que camisa famosa não ganha jogo, mas merece ser respeitada.
04 - Esta semana este colunista se encontrou com o presidente da Águia Álvaro Zonta na Prefeitura, onde ele foi resolver alguns problemas do time com o prefeito municipal André Pessuto. E não é que o presidente estava esperançoso de que o Fefecê ainda poderá disputar a Segundona Paulista neste ano?
05 - Disse-nos o presidente que o Guaratinguetá havia desistido de disputar a competição, a Segundona, nesta temporada e que estava aberta a possibilidade do FFC ainda entrar. Mas será que vai ser interessante participar do campeonato este ano? Por mais que a diretoria tenha capacidade de montar uma boa equipe este ano não é fácil. Sei não.
06 - Vamos com calma e coerência. Nesta altura do campeonato, ou melhor, da preparação das equipes para o campeonato, quase todos já se arrumaram e quase não sobra mais atletas em condições de chegarem e fazer bonito. Temos um exemplo bem perto de nós: o combalido América, de Rio Preto.
07 - Mesmo atravessando grave crise financeira há muito tempo, o clube de Rio Preto trocou toda a sua comissão técnica nesta semana que se finda. Isto porque assumiu o Departamento de Esporte do América o Sr. Espedito (isso mesmo, Espedito com “S”) Vasconcelos, que passou por aqui e já prestou sua colaboração à Águia e está chegando com jogadores e sua comissão técnica de confiança. Daí dá para se notar as dificuldades de se montar um elenco nos dias de hoje.
08 - Espedito Vasconcelos é o investidor e patrocinador do América e não é a toda hora que encontramos investidores com dinheiro na mão para investir no futebol. Dois exemplos: a Crefisa gasta o que o clube precisa e ela quer gastar com o Palmeiras; o Corinthians batalha há muito tempo na tentativa de vender o nome da Arena e não consegue. E olha que se trata de Corinthians que tem a segunda maior torcida do Brasil. Dinheiro? Como dizem os torcedores do Timão: Tá difícil mano.
09 - E no encontro com o presidente Zonta também conhecemos o empresário que estaria assumindo os juniores da Águia. A empresa e o empresário são de Marília e sendo de lá já dá sinal que deve ser bom. A empresa chega em um momento que os profissionais ainda estão em indefinições para este ano.
10 - E para fechar a coluna desta semana devo crivar que fui informado por um amigo - boa lembrança -, sobre a decisão da F.P.F. de impedir o FFC de disputar a Segundona este ano em razão do estádio municipal. A pergunta: onde é o estádio do Red Bull Brasil da primeira divisão? Resposta: não tem estádio. Onde joga? Resposta: no Moises Lucarelli, estádio da Ponte Preta e disputa a primeirona do paulista. O Catanduvense deu dois WOs, foi eliminado da A3? Foi julgado e não será eliminado, pagará uma pequena multa. Este é o futebol que um dia foi o melhor do mundo. Haja paciência.
11 - Convido você a estar conosco na Mesa Redonda do Canal dez da TV Cabo Mix, na internet no http://www.canaldez.com.br/, no Facebook e em nosso aplicativo a partir do meio-dia de hoje. Estaremos ao lado de Gil Cipriano, nosso PVC, de Admilson Garcia, diretor deste diário, e do ex-atleta Pezinho, integrante da Comissão Técnica da empresa CERLOS ME que deverá cuidar dos juniores da Águia. Até sábado se Deus quiser.

Lívio Vono, Admilson Garcia, Pezinho e Gil Cipriano estarão hoje,a partir do meio-dia, na Mesa Redonda do Canal Dez