TRANSPORTE

Aeroporto de Rio Preto tem o maior fluxo de passageiros do Estado

Aeroporto de Rio Preto tem o maior fluxo de passageiros do Estado

Mais de 70 mil passageiros passaram pelo aeroporto da cidade

Mais de 70 mil passageiros passaram pelo aeroporto da cidade

Publicada há 10 meses

Foto: Divulgação

Da Redação / Gazeta de Rio Preto

O Aeroporto de Rio Preto teve o maior fluxo de passageiros em todo o Estado de São Paulo no mês de janeiro. A informação foi divulgada pela Agência de Transporte do Estado de SP (Artesp), que fez um levantamento nos 27 aeroportos regionais. No primeiro mês de 2025, a aviação comercial regional movimentou 168,5 mil passageiros em nove terminais.

O número de embarques fechou em 81,7 mil, o de desembarques em 83,5 mil e o de conexões em 553. Foram 192 toneladas de cargas.

Esse número resulta no volume que foi transportado em 16 aeroportos estaduais, com destaque para o Aeroporto de São José do Rio Preto (Asp) , 66 toneladas; o Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes, em Ribeirão Preto (Voa Se) , com 51 toneladas; e o Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro, em Jundiaí (Voa SP) , que transportou 12 toneladas.

Aeroportos Paulistas (ASP)

Responsável pelos serviços de ampliação, manutenção e operação de 11 complexos aeroportuários do estado, a concessionária Aeroportos Paulistas (ASP) obteve movimentação de mais de 108 mil passageiros em janeiro.

Os aeroportos com mais fluxo de passageiros foram o Aeroporto de São José do Rio Preto (71,9 mil); Aeroporto Estadual Adhemar de Barros​, em Presidente Prudente (30 mil); Aeroporto de Araçatuba (5,9 mil) e o Aeroporto Estadual Chafei Amsei, em Barretos (63).

 Voa SP

A Voa SP, concessionária responsável por cinco aeroportos em todo o estado de São Paulo, foca em criar negócios em seus sítios aeroportuários regionais. Por isso, seu destaque é no transporte aéreo de cargas.

Em janeiro, a concessionária somou mais de 24,8 toneladas em cargas transportadas nos seguintes aeroportos: Comandante Rolim Adolfo Amaro, em Jundiaí (12 toneladas); Dr. Antônio Ribeiro Nogueira, em Itanhaém (4,3 toneladas); Campos dos Amarais, em Campinas (3,8 toneladas); Arthur Siqueira, em Bragança Paulista (3,3 toneladas) e Gastão Madeira, em Ubatuba (1,3 tonelada).

Voa Se

A Voa Se, concessionária que administra 11 aeroportos em todo o estado de São Paulo, registrou 60,3 mil passageiros em quatro aeroportos regionais, são eles: Ribeirão Preto (52 mil); Bauru/Arealva (6,4 mil); Marília (1,4 mil) e Araraquara (401).

No primeiro mês do ano, a concessionária teve mais de 28 mil embarques e 29,9 mil desembarques de passageiros nos quatro aeroportos citados, sendo que os números de embarques foram: Ribeirão Preto (24,8 mil); Bauru/Arealva (3 mil); Marília (779) e Araraquara (165).

Fonte: https://www.gazetaderiopreto.com.br/

últimas