TURISMO

Secretário de Turismo participa de workshop sobre Rotas Gastronômicas em Fernandópolis

Secretário de Turismo participa de workshop sobre Rotas Gastronômicas em Fernandópolis

Foram feitos anúncios e destacado o potencial turístico da região

Foram feitos anúncios e destacado o potencial turístico da região

Publicada há 5 dias

Secretário Lucena discursa no Workshop. Foto: PM Fernandópolis

Da Redação

Na manhã desta quinta-feira (10), Fernandópolis recebeu a visita do Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, para a realização do workshop Gestão Pública sobre Rotas Gastronômicas, evento voltado à valorização do potencial turístico da região.

Estiveram presentes o prefeito João Paulo Cantarella e o vice-prefeito Marcos Mazeti, além do deputado estadual Carlão Pignatari, da assessora Mara Amaral (representando o deputado estadual Itamar Borges), José Vieira (assessor do deputado estadual Sebastião Santos), Cleiton Silva (assessor do deputado federal Fausto Pinato), membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), representado pelo presidente Rafael Silva, vereadores e outras autoridades locais e regionais.

Durante o encontro, foram apresentados dados que evidenciam o potencial turístico do Estado, com destaque para a importância dos MITs (Municípios de Interesse Turístico). Esse programa, criado há quase uma década, incentiva cidades a investirem em infraestrutura e planejamento para se tornarem destinos turísticos. Para isso, os municípios devem atender a critérios como possuir atrativos turísticos expressivos, Conselho Municipal de Turismo ativo, plano diretor da área, infraestrutura básica, serviços médicos emergenciais e outros.

Em sua fala, Roberto de Lucena reforçou a relevância do turismo para o desenvolvimento regional e destacou que São Paulo é um dos principais destinos do país. “Milhares de pessoas, tanto do Brasil quanto do exterior, visitam nosso estado em busca de cultura e lazer. Investir em turismo é investir em geração de renda. Atualmente, o setor representa 10% do PIB paulista, e a previsão é de que, neste ano, o Estado receba cerca de 50 milhões de turistas”, afirmou o secretário. Ele também ressaltou a importância da parceria entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa na captação de investimentos públicos e privados.

O deputado Carlão Pignatari também reforçou a necessidade dessas parcerias. “É um momento muito importante receber o Secretário de Turismo aqui em Fernandópolis. Sabemos do potencial turístico da nossa região e contar com o apoio do Governo do Estado é essencial”, disse.

Durante o evento, o prefeito João Paulo Cantarella anunciou a criação do Museu do Café, novo atrativo para impulsionar o turismo local e preservar a história do município. “O café foi, por muitos anos, a principal fonte de renda das famílias da nossa cidade. Essa cultura agrícola contribuiu para o desenvolvimento e povoamento da nossa região. Fernandópolis está de portas abertas ao turismo. A Rota Gastronômica vem para transformar nossa cidade, que já conta com excelentes restaurantes e estabelecimentos. Turismo é sinônimo de renda e geração de empregos”, afirmou.

O workshop também foi marcado por uma mostra de produtores locais, com a exposição de queijos, doces, sorvetes, cachaças artesanais e artesanatos. A programação contou ainda com apresentações de músicas caipiras da Corporação Musical de Fernandópolis, do Instituto João de Barros – Orquestra de Violeiros, e de talentosos artistas locais.

Também prestigiaram o evento Ana Clemente, coordenadora de Turismo do Estado, Humberto Zanin, presidente do Sindicato Rural de Fernandópolis, Fabiana Cantarella, primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis

Autoridades e participantes do evento. Foto: PM Fernandópolis

Prefeito Cantarella, secretário Lucena e deputado Pignatari. Foto: PM Fernandópolis

últimas