Da Redação
Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) mostram que as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) do Centro Paula Souza oferecem algumas das melhores formações do País. O curso superior de tecnologia em Agronegócio da Fatec Jales foi considerado o segundo melhor do Brasil, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). Já Gestão Ambiental da Fatec Jundiaí é o terceiro melhor no ranking nacional.
Os dados são do Enade de 2023 e foram divulgados na última semana. Entre os cursos de Agronegócio, a Fatec São José do Rio Preto também se destacou, obtendo a oitava posição no Brasil. Já na avaliação do curso superior de tecnologia em Radiologia, a Fatec Botucatu conquistou a 16ª colocação nacional.
As posições têm como referência as notas que cada graduação avaliada obteve no Enade. Os cursos das Fatecs Jales e Jundiaí conquistaram conceito 5, o máximo atribuído pelo Inep. Já os cursos das Fatecs Botucatu e São José do Rio Preto alcançaram nota 4, também considerada nota de excelência.
Conjuntos
Anualmente, o Enade divide os cursos de graduação do País em três grupos e avalia um desses conjuntos. Em 2023, foi a vez do Ano 1. Além de alguns cursos superiores de tecnologia, formações em áreas como Ciências da Saúde, Engenharias, Arquitetura e Urbanismo passaram por avaliação.
O exame é constituído por um questionário e uma prova, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componentes específicos, que visam avaliar o desempenho dos estudantes.
Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em mais de 320 municípios. As Etecs atendem mais de 224 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 91 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).
Faculdades de Tecnologia de Jales e Rio Preto, ambas no Noroeste do Estado, receberam notas de excelência no Enade. Foto: Gastão Guedes
Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza