Foto: Divulgação / Fonte: SCJ
Da Redação
Na manhã deste domingo (04), a Santa Casa de Misericórdia de Jales vivenciou um ato de solidariedade e amor ao próximo com a realização da captação de múltiplos órgãos de um paciente de 55 anos de Jales. O procedimento, que envolveu uma complexa logística hospitalar e contou com a participação de equipes especializadas, teve início às 11 horas do dia e se estendeu até o fim da tarde, ocorrendo com total êxito e sem intercorrências.
Foram captados o fígado, os dois rins, as córneas e o coração, para retida das válvulas cardíacas do doador. A ação foi coordenada pelo presidente da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT da Santa Casa, o enfermeiro Paulo Lima, com o apoio de uma equipe médica especializada vinda de São José do Rio Preto. O procedimento também foi acompanhado por estagiários do curso de Medicina, que vivenciaram de perto uma experiência de relevância para a formação profissional e para a conscientização sobre a importância da doação de órgãos.
Cada um dos órgãos captados será destinado a pacientes que aguardam na fila única de transplantes, levando esperança e qualidade de vida a diversas pessoas espalhadas pelo país.
A Santa Casa de Jales expressa profundo respeito e gratidão à família do doador, que mesmo em um momento de dor, tomou uma decisão altruísta que salvará várias vidas.
Segundo o enfermeiro Paulo Lima, “gestos como esse são importantes, pois salvam vidas. Isso demonstra como a conscientização é importante, e ações como essa, quando divulgadas, aumentam o alcance para conscientização”.
Com essa ação, a Santa Casa de Jales reforça seu papel como referência e importante elo na rede nacional de doação e transplantes de órgãos.
Estiveram presentes na captação, os médicos de São José do Rio Preto, Marcella Falleiros e Sidney Ferreira; enfermeiro de São José do Rio Preto, James da Souza; o médico anestesiologista, Ricardo Rodrigues Perbelini; os enfermeiros da Santa Casa de Jales, Paulo e Rodrigo; os técnicos de enfermagem, Márcia, Adriana, Wesley e Juliete; equipe de apoio do hospital, Domingas, e os internos de medicina, Andreia, Marcel, Victor Hugo e Pedro.
Por: Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Jales