SOLIDARIEDADE

Santa Casa de Jales realiza captação de múltiplos órgãos de paciente

Santa Casa de Jales realiza captação de múltiplos órgãos de paciente

Doação altruísta de paciente de 55 anos salvará várias vidas

Doação altruísta de paciente de 55 anos salvará várias vidas

Publicada há 4 horas

Foto: Divulgação / Fonte: SCJ

Da Redação

Na manhã deste domingo (04), a Santa Casa de Misericórdia de Jales vivenciou um ato de solidariedade e amor ao próximo com a realização da captação de múltiplos órgãos de um paciente de 55 anos de Jales. O procedimento, que envolveu uma complexa logística hospitalar e contou com a participação de equipes especializadas, teve início às 11 horas do dia e se estendeu até o fim da tarde, ocorrendo com total êxito e sem intercorrências.

Foram captados o fígado, os dois rins, as córneas e o coração, para retida das válvulas cardíacas do doador. A ação foi coordenada pelo presidente da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT da Santa Casa, o enfermeiro Paulo Lima, com o apoio de uma equipe médica especializada vinda de São José do Rio Preto. O procedimento também foi acompanhado por estagiários do curso de Medicina, que vivenciaram de perto uma experiência de relevância para a formação profissional e para a conscientização sobre a importância da doação de órgãos.

Cada um dos órgãos captados será destinado a pacientes que aguardam na fila única de transplantes, levando esperança e qualidade de vida a diversas pessoas espalhadas pelo país.

A Santa Casa de Jales expressa profundo respeito e gratidão à família do doador, que mesmo em um momento de dor, tomou uma decisão altruísta que salvará várias vidas.

Segundo o enfermeiro Paulo Lima, “gestos como esse são importantes, pois salvam vidas. Isso demonstra como a conscientização é importante, e ações como essa, quando divulgadas, aumentam o alcance para conscientização”.

Com essa ação, a Santa Casa de Jales reforça seu papel como referência e importante elo na rede nacional de doação e transplantes de órgãos.

Estiveram presentes na captação, os médicos de São José do Rio Preto, Marcella Falleiros e Sidney Ferreira; enfermeiro de São José do Rio Preto, James da Souza; o médico anestesiologista, Ricardo Rodrigues Perbelini; os enfermeiros da Santa Casa de Jales, Paulo e Rodrigo; os técnicos de enfermagem, Márcia, Adriana, Wesley e Juliete; equipe de apoio do hospital, Domingas, e os internos de medicina, Andreia, Marcel, Victor Hugo e Pedro.

Por: Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Jales

últimas