MEIO AMBIENTE
Secretarias promovem “Semana do Meio Ambiente” no Horto Municipal
Secretarias promovem “Semana do Meio Ambiente” no Horto Municipal
Ação conjunta envolve Educação e Meio Ambiente, com 500 alunos da rede municipal
Ação conjunta envolve Educação e Meio Ambiente, com 500 alunos da rede municipal
Da Redação
Para o período em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, as Secretarias do Meio Ambiente e da Educação de Fernandópolis idealizaram uma “semana ambiental” e, entre os dias 3 e 6 de junho, recebem no Horto Municipal alunos da rede de ensino que cursam o 4º e o 5° anos, para conferir noções teóricas e práticas da destinação de resíduos sólidos, incentivo à sustentabilidade e conscientização ambiental.
O Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) foi criado em 1972, na Conferência de Estocolmo, na Suécia. Este ano, as Nações Unidas escolheram o tema “O fim da poluição plástica global” como carro-chefe da campanha, reforçando o papel de cada cidadão na construção de um planeta mais equilibrado.
Foi concebida uma abordagem especial da temática que vem sendo desenvolvida, com atividades lúdicas, brincadeiras pedagógicas e plantio de mudas – envolvendo nesse contexto alunos, professores e comunidade escolar num momento de reflexão.
Para o Secretário do Meio Ambiente Carlos Oliveira, as novas gerações já têm um acúmulo importante de informações ambientais, mas “ainda há muito por se fazer”.
Fernandópolis, segundo ele, criará através da Secretaria um dia por semana para realizar atividades ambientais com estudantes da rede mundial de ensino, com o Centro de Educação Ambiental “Macaco Prego”, criado por lei municipal. “Vamos falar de água, revitalização de florestas e tudo o mais que se faz necessário para salvaguardar o equilíbrio do planeta. Isso é um investimento no futuro”, disse.
GERAÇÕES
Um dos palestrantes é o biólogo Miguel Francisco Ribeiro Neto, agente da Secretaria do Meio Ambiente. Ele concorda que as atuais gerações têm mais informações sobre a questão ecológica, mas em contrapartida, menor convivência com a natureza. “O computador, a TV, o celular, afastam os jovens de hoje de uma vida mais saudável; para amar a Natureza, eles têm que aprender a conviver com ela”, afirmou.
O Horto Municipal, palco das atividades educacionais da Semana do Meio Ambiente – e que um dia já foi zoológico – é alvo de grandes planos da Secretaria. Segundo Carlos Oliveira, existe um projeto sendo desenvolvido para revitalizar o Horto, com novas cercas (de madeira) e construção de uma sala de aulas toda envidraçada.
O secretário afirmou que o prefeito de Fernandópolis, João Paulo Cantarella, já levou ao governo do Estado o projeto de revitalização do Horto e solicitou verbas para esse fim.
Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis