AUTISMO
Prefeitura firma parceria com a APAE para atendimento a crianças e adolescentes com autismo
Prefeitura firma parceria com a APAE para atendimento a crianças e adolescentes com autismo
Objetivo é ampliar atendimento multiprofissional e reduzir nas filas de espera
Objetivo é ampliar atendimento multiprofissional e reduzir nas filas de espera
Da Redação
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), firmou nesta quinta-feira (03) uma parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) para ampliar e qualificar o atendimento a crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nos níveis de suporte 2 e 3. A reunião aconteceu na sede da instituição e contou com a participação do prefeito João Paulo Cantarella, do vice-prefeito Marcos Mazeti, do secretário municipal de Saúde, José Martins Pinto Neto, e do presidente da APAE, Jeder Cássio Rissato.
A parceria tem o objetivo de garantir o acompanhamento multiprofissional especializado aos usuários que demandam maior grau de apoio em seu desenvolvimento e nas atividades da vida diária. Os atendimentos serão realizados nas dependências da APAE de Fernandópolis e contarão com profissionais das áreas de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia e equoterapia, conforme as necessidades individuais de cada paciente.
“Para nós, é muito importante celebrar esse convênio nas áreas da saúde, educação e assistência social. A administração pública precisa ser parceira dessas entidades e reconhecer o papel fundamental que cada uma delas desempenha no nosso município, e hoje é isso que estamos fazendo”, afirmou o prefeito.
Segundo a Secretaria de Saúde, a iniciativa integra a política de fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial do município, o que promove o cuidado em saúde mental desde a infância, com foco na inclusão e na autonomia. A parceria também facilita o acesso ao tratamento, reduz filas de espera e promove uma atuação integrada.
O vice-prefeito, Marcos Mazeti, destacou a importância deste projeto: “Estamos trabalhando para fazer o certo. Todas as mudanças que estão ocorrendo são porque estamos buscando realizar os serviços de maneira legal, para que os recursos cheguem e possamos oferecer serviços de qualidade, que alcancem principalmente quem precisa.”
O secretário José Martins destacou os serviços na área da saúde que estão sendo realizados no município e que foram aprimorados: “Monitoramos todas as UBSs diariamente, estamos trabalhando para oferecer um atendimento mais humanizado, melhorar a qualidade dos nossos serviços para a população, e estamos seguindo todos os trâmites legais para que isso ocorra.”
“A gente trabalha para garantir um atendimento de qualidade e transformar vidas. Essa parceria vai beneficiar muitas crianças e adolescentes. Gratidão por tudo”, disse o presidente Jeder Rissato.
A APAE é uma instituição que transforma vidas. Com um trabalho pautado no cuidado, na inclusão social e na garantia de direitos, a entidade acompanha de perto a evolução de cada paciente, oferecendo um atendimento humanizado e multidisciplinar.
A unidade de Fernandópolis conta com uma estrutura completa, composta por salas de terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia, além de um espaço de equoterapia, todos os locais planejados para proporcionar um atendimento individualizado e de qualidade.
As equipes já iniciaram o agendamento e o acolhimento dos usuários encaminhados pelos serviços de saúde do município. Estiveram presentes a coordenadora de Saúde da APAE, Franciele Muniz; Daniele Brambila, diretora-geral da APAE; Ester Pereira de Queiroz, diretora escolar da APAE; Vanessa de Moraes, diretora executiva; Jair Dias, diretor executivo da APAE; e Maísa Borges de Oliveira, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial de Fernandópolis.
Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis