TRANSPORTE
Com quase 438 mil passageiros, Aeroporto de RP bate recorde histórico no 1º semestre
Com quase 438 mil passageiros, Aeroporto de RP bate recorde histórico no 1º semestre
Crescimento de quase 24% em relação ao mesmo período do ano passado
Crescimento de quase 24% em relação ao mesmo período do ano passado
Foto: Patrícia Lanini - Divulgação ASP - Aeroportos Paulistas
Da Redação
Sob a gestão da ASP – Aeroportos Paulistas, o Aeroporto de São José do Rio Preto encerrou o 1º semestre de 2025 com um marco inédito: 437.937 passageiros atendidos nos últimos seis meses. Além de representar alta de quase 24% em relação ao 1º semestre de 2024, quando o fluxo foi de 354 mil viajantes, o número supera o maior recorde histórico para o período, registrado em 2019, com 383 mil passageiros. Os resultados reafirmam o protagonismo do terminal como importante vetor de mobilidade no interior paulista, superando a demanda do período pré-pandemia.
O avanço também se reflete no volume de operações aéreas: ao todo, o Aeroporto Professor Eribelto Manoel Reino contabilizou 4,5 mil pousos e decolagens nos primeiros seis meses do ano, 26% a mais em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando foram registradas 3,6 mil movimentações.
O mês de maio de 2025 destacou-se como o mais movimentado do semestre, com 80,4 mil passageiros atendidos em 815 voos – um indicativo da demanda crescente pelo transporte aéreo no empreendimento.
Para João Paulo Neves, coordenador geral da ASP, os números refletem a recuperação da demanda no período pós-pandemia, aliada ao investimento contínuo da concessionária em oferecer serviços de excelência. “O Aeroporto de Rio Preto tem evoluído significativamente nos últimos anos, com investimentos que beneficiam tanto a segurança e a eficiência das operações quanto o conforto e a comodidade dos passageiros. Nosso compromisso é manter o empreendimento moderno, eficiente e acolhedor, proporcionando uma experiência de embarque e desembarque à altura das expectativas dos passageiros e das companhias aéreas, sendo um facilitador no processo de retomada da movimentação aérea brasileira”, ressalta.
Alta temporada movimenta turismo e economia regional
A expectativa é de que o fluxo de passageiros siga em crescimento durante as férias escolares de julho. No período, o Aeroporto de São José do Rio Preto deve atender 82,3 mil viajantes em 828 voos comerciais, números 24% superiores aos registrados no mesmo mês de 2024, quando 70,9 mil passageiros embarcaram e desembarcaram em 716 operações.
Para atender à demanda da alta temporada, a Azul Linhas Aéreas ampliou sua malha com 56 voos extras, conectando o segundo maior aeroporto do interior paulista a destinos turísticos de grande procura, como João Pessoa (PB), Maceió (AL), Porto Seguro (BA) e Campinas (SP). Além disso, o terminal mantém frequências regulares com os principais pontos de conexão do país, incluindo Congonhas, Guarulhos, Viracopos, Belo Horizonte e Cuiabá, garantindo mais comodidade e agilidade para quem viaja a outras regiões do Brasil.
Sobre a ASP
A ASP - Aeroportos Paulistas é uma concessionária 100% brasileira, composta pela Socicam e pela Dix Empreendimentos. Pelo prazo de 30 anos, será responsável por serviços de ampliação, manutenção, operação e exploração dos complexos aeroportuários integrantes dos Blocos Noroeste do estado: São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Araçatuba, Barretos, Andradina, Dracena, Votuporanga, Assis, Penápolis, Tupã e Presidente Epitácio.