FÉ
41ª Romaria celebra 50 anos da Catedral e 65 anos de instalação da Diocese de Jales
41ª Romaria celebra 50 anos da Catedral e 65 anos de instalação da Diocese de Jales
Mais de 10 mil pessoas passaram pela Romaria Diocesana neste final de semana
Mais de 10 mil pessoas passaram pela Romaria Diocesana neste final de semana
Foto: Reprodução / Fonte: DJ
Da Redação
Por Bruno Gabaldi
No domingo, 17 de agosto de 2025, aconteceu a 41ª edição da Romaria Diocesana de Jales que, neste ano, tem como lema “Unidos em Cristo, com Maria, cuidamos de nossa Casa Comum”, celebrando o Jubileu de Ouro – 50 anos da Catedral de Jales e os 65 anos de instalação da Diocese de Jales, tendo como inspiração a Campanha da Fraternidade de 2025 – Ecologia Integral “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
Nesta edição, a Romaria Diocesana teve início às 14h, com concentração na Igreja Santo Expedito, e às 15h a caminhada com destino à Praça Euphly Jalles, onde foi celebrada a Santa Missa presida por Dom Reginaldo Andrietta, bispo diocesano de Jales, e concelebrada por todos os padres da diocese, tendo a participação do diácono e seminaristas.
Mais de 600 pessoas participaram de peregrinações de cidades da Diocese de Jales, como destaque as peregrinações de Rubinéia, Auriflama, Palmeira d’Oeste e Fernandópolis. De acordo com informações preliminares da organização, mais de 10 mil pessoas passaram pela Romaria Diocesana deste final de semana, sendo elas dos 45 municípios da Diocese de Jales, como também grupos da Diocese de Votuporanga e outras cidades do Estado de São Paulo, por exemplo, Santo André.
Segundo Dom Reginaldo, o lema da 41ª Romaria Diocesana de Jales nos responsabiliza pelo cuidado da Casa Comum. “Neste Ano Jubilar, celebramos também os 50 anos da nossa Catedral Diocesana que também se torna a casa comum de todos os diocesanos que buscam Maria da Assunção como medianeira junto a Jesus Cristo que nos chama a responsabilidade para com seu Reino”, disse o bispo.
Padre Junior Lucato, pároco da Catedral, reforçou que “assim como a Terra é a casa comum de toda a família humana, a Catedral é o coração da Diocese. E como cristãos católicos, somos chamados a cuidar da Terra e de nossa Catedral Diocesana”.
ROMARIA
A Romaria Diocesana, desde o seu início, teve como finalidade celebrar a história da Diocese de Jales e o dinamismo eclesial e a unidade da nossa Igreja Particular, à Luz da Palavra de Deus, que se concretiza por meio das suas ações pastorais, catequéticas, missionárias e sociais, formando cristãos atuantes na saúde, na educação, na política e na economia, almejando qualidade de vida para todos e a vivência dos valores do Reino de Deus”.
Os objetivos específicos da Romaria de 2025 são:
- Orientar e animar os Grupos de Famílias, as Comunidades, as Pastorais e os Movimentos em suas reflexões e compromissos por meio de subsídios catequéticos, litúrgicos e pastorais;
- Ser instrumento pastoral na implementação das orientações do Concílio Ecumênico Vaticano II e da Igreja no Brasil;
- Promover a comunhão diocesana, comunhão mais profunda em Cristo e a Pastoral de Conjunto, e conclamar todos os cristãos leigos e leigas a serem sal da terra e luz do mundo;
- Conscientizar sobre a importância do sermos Igreja nos diferentes ambientes de vida, valorizando, sobre tudo, a Igreja Doméstica pela prática da Leitura Orante da Palavra de Deus;
- Estimular os cristãos católicos a atuarem em seus ambientes de vida como Comunidades Eclesiais Missionárias;
- Celebrar a Solenidade de Nossa Senhora da Assunção, acolhendo e apresentando a Deus, por meio de Maria, os clamores do povo, e comprometendo-nos a agir diante deles;
- Educar o povo cristão a vivenciar a sinodalidade eclesial e promover a sinodalidade social;
- Fomentar o diálogo ecumênico com vistas à construção conjunta de uma sociedade mais justa e fraterna.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Diocese de Jales