Estudantes GURI em aula. Foto: Divulgação / Fonte: Robs Borges
Da Redação
Ainda estão abertas as matrículas para o segundo semestre do GURI, programa gratuito de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Mas atenção: quem estiver interessado precisa correr, pois o prazo termina no dia 29 de agosto, ou enquanto houver vagas.
Com polos de ensino espalhados por todo o estado, crianças, adolescentes, jovens e adultos podem se inscrever para aprender canto e diversos instrumentos, do popular ao erudito, sem precisar ter conhecimento prévio. Para se matricular, basta comparecer ao polo do GURI mais próximo com os documentos (confira abaixo).
São José do Rio Preto e região
São 22 polos de ensino e cerca de 2.300 vagas. Com o patrocínio da empresa Indústrias Colombo e o apoio das Prefeituras Municipais, o GURI está presente em Bálsamo, Barretos, Cosmorama, Fernandópolis, Ibirá, Icém, Ipiguá, José Bonifácio, Mirassol, Nipoã, Nova Granada, Novo Horizonte, Palestina, Paulo de Faria, Pindorama, Potirendaba, Riolândia, São José do Rio Preto, Severínia, Tanabi, Urupês e Votuporanga. Acesse o site souguri.art.br e confira os endereços, cursos e horários de funcionamento de cada polo.
Inscrições
Para se matricular, é necessário comparecer ao polo de ensino que deseja estudar na companhia de um responsável e apresentar os documentos: certidão de nascimento ou RG (original e cópia); comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar; RG da pessoa responsável (original e cópia), uma foto 3x4 recente do aluno ou aluna e um comprovante de endereço para consulta.
“O GURI completa este ano 30 anos de história e se firma como um dos maiores e mais consistentes programas de formação musical do país. Mais de um milhão de estudantes já passaram por seus cursos e, agora, o que já era grandioso está indo ainda mais longe. Para além dos polos fixos e da Fundação CASA, estamos ampliando o alcance do programa para as redes municipais e estaduais de ensino, levando educação musical gratuita a ainda mais crianças, adolescentes e jovens. É um compromisso com o futuro, com o acesso e com o fortalecimento da cultura em todas as regiões de São Paulo”, afirma Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Essa ampliação também vem acompanhada da diversidade de cursos oferecidos nos polos. São aulas de instrumentos como violão, guitarra, bateria, contrabaixo elétrico, acordeão, cavaquinho, bandolim, viola caipira, piano, teclado e percussão, entre outros. Há ainda opções voltadas à formação orquestral, como violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversal, clarinete, saxofone, oboé, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio, entre outros. Além das aulas práticas, o GURI oferece também teoria musical, canto coral e práticas de conjunto, organizadas de acordo com os diferentes instrumentos e perfis das turmas.
“Como instituição, temos o compromisso com a excelência artística e a inclusão social por meio do ensino da música e o GURI é um exemplo disso. Oferecer um processo contínuo e gradual de aprendizagem para que esses jovens possam adquirir as habilidades do cantar e tocar um instrumento, está na essência do programa. Mas mais do que isso, quem estuda no GURI tem a oportunidade real de crescimento cultural e formação pessoal, com a clareza de seus direitos e deveres na sociedade e a consolidação de um pensamento crítico”, afirma Paulo Zuben, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura.
Confira os Polos do GURI na região:
Polo Bálsamo
Endereço: Rua Paraná, 424, Centro, Bálsamo, SP
Vagas remanescentes: 24
Polo Barretos
Endereço: Avenida 15, Esquina com a Rua 18, 724 – 1820, Secretaria de Cultura, Centro, Barretos, SP
Vagas remanescentes: 260
Polo Cosmorama
Endereço: Avenida Fernando Felício, s/n, Centro, Cosmorama, SP
Vagas remanescentes: 45
Polo Fernandópolis
Endereço: Av. Líbero de Almeida Silvares, 3251, Coester, Fernandópolis, SP
Vagas remanescentes: 49
Polo Ibirá
Endereço: Avenida Dr. Hugo Beolchi Júnior, 635, Termas de Ibirá, Ibirá, SP
Vagas remanescentes: 14
Polo Icém
Endereço: Rua Capitão Jonas Francisco Alves, s/n, Jerônimo Machado, Icém, SP
Vagas remanescentes: 24
Polo Ipiguá
Endereço: Rua João Antônio, s/n, Centro, Ipiguá, SP
Vagas remanescentes: 116
Polo José Bonifácio
Endereço: Avenida Rui Barbosa, 951, Santa Terezinha, José Bonifácio, SP
Vagas remanescentes: 114
Polo Mirassol
Endereço: Rua Frei Justino Giorgi, 2351, São Francisco, Mirassol, SP
Vagas remanescentes: 176
Polo Nipoã
Endereço: Rua Pedro Rampim, 550, Centro, Nipoã, SP
Vagas remanescentes: 36
Polo Nova Granada
Endereço: Rua Martim Afonso, 954, Santa Regina, Nova Granada, SP
Vagas remanescentes: 133
Polo Novo Horizonte
Endereço: Rua Carvalho Leme, 534, Centro, Novo Horizonte, SP
Vagas remanescentes: 154
Polo Palestina
Endereço: Rua Antônio Prado, 1195, Centro, Palestina, SP
Vagas remanescentes: 110
Polo Paulo de Faria
Endereço: Avenida Joaquim Correa de Moraes, 730 - Escola Camilinha Floriano Gouveia, Centro, Paulo de Faria, SP
Vagas remanescentes: 67
Polo Pindorama
Endereço: Rua Antônio Gonçalves, s/n, Estação Ferroviária, Centro, Pindorama, SP
Vagas remanescentes: 106
Polo Potirendaba
Endereço: Rua Bom Jesus, 923, Centro, Potirendaba, SP
Vagas remanescentes: 85
Polo Riolândia
Endereço: Rua 16, 701, Centro, Riolândia, SP
Vagas remanescentes: 107
Polo São José do Rio Preto – Regional
Endereço: Rua São João, 1765, Boa Vista, São José do Rio Preto, SP
Vagas remanescentes: 461
Polo Severínia
Endereço: Rua José Chiapezan, 168, Centro, Severínia, SP
Vagas remanescentes: 66
Polo Tanabi
Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 214, Centro, Tanabi, SP
Vagas remanescentes: 73
Polo Urupês
Endereço: Rua Francisco Moreira da Silva, 246, Jardim Itália, Urupês, SP
Vagas remanescentes: 118
Polo Votuporanga
Endereço: Rua São Paulo, 3546, Casa de Artes, Centro, Votuporanga, SP
Vagas remanescentes: 57
Patrocinadores da Santa Marcelina Cultura – O GURI conta com os patrocínios Diamante: CTG Brasil; Master: Bank of America; Instituto Ultra, Ultracargo; Ultragaz e Ipiranga; e Toyota; Ouro: Tauste Supermercados; Arteris; Adufértil; Chiesi Farmacêutica e Verzani & Sandrini; Prata: Smurfit Westrock; Novelis; BASF; WEG; Cipatex; Citrosuco; Capuani; Usina Santa Maria; Vitafor; Maza; Valgroup; Indústrias Colombo; Grupo Maringá; e Instituto Center Norte; Bronze: Santos Brasil; e ACIF-Franca; Prata Apoio Cultural: Sicoob; Apoio Cultural: Frisokar; Ipiranga Agroindustrial; Mercedes-Benz; Paulispell; Tegma; Pirelli; Castelo Alimentos; e Distribuidora de Alimentos Francisco Ikeda, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realização: Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura; Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Santa Marcelina Cultura.
Fonte: Comunicação | Santa Marcelina Cultura