Fotos: Divulgação / Fonte: PMF
Da Redação
O auditório do Paço Municipal recebeu, nesta quinta-feira (18), a campanha “Proteja - Pessoa com Deficiência: Conhecer para Proteger”, promovida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. A ação teve como público-alvo as pessoas com deficiência e profissionais que atuam no atendimento às PCDs, com o objetivo de fortalecer a conscientização sobre os direitos.
Representando o prefeito João Paulo Cantarella, que cumpre agenda oficial em São Paulo, o vice-prefeito Marcos Mazeti realizou a abertura do evento. Em sua fala, ele destacou o compromisso da administração com a inclusão e a capacitação dos profissionais da rede pública, principalmente no setor educacional.
“É uma satisfação participar deste evento e representar o prefeito João Paulo Cantarella. Reconhecemos os desafios enfrentados pelos serviços públicos em todo o país, especialmente no que diz respeito à inclusão. Em Fernandópolis, contamos com uma gestão sensível, que mantém um olhar atento às necessidades da população, com prioridade especial para a área da educação. Nosso objetivo é capacitar cada vez mais as equipes escolares para que estejam preparadas para acolher todas as diferenças. A administração desenvolve projetos voltados a facilitar e melhorar a vida das pessoas, sempre em parceria com a Câmara Municipal, o Ministério Público, o Conselho Tutelar e demais instituições. Juntos, temos atuado na busca por recursos e ações que apoiem o dia a dia de todos vocês”, destacou o vice-prefeito.
A secretária municipal de Assistência Social, Silmara Teixeira, também destacou o trabalho conjunto que garante o desenvolvimento de políticas públicas inclusivas. “Todas as ações de inclusão promovidas pela Prefeitura contam com o apoio integrado do CREAS, das demais instituições e da sociedade civil”, afirmou.
A coordenadora do CREAS, Thays Costa Lopes, reforçou a importância da campanha como ferramenta de conscientização. Ao iniciar sua fala, ela fez sua autodescrição, prática adotada por todos os oradores do evento para promover a acessibilidade às pessoas com deficiência visual, e falou sobre o papel do evento. "Este encontro é uma oportunidade para refletirmos sobre o nosso papel na proteção das pessoas com deficiência. Conhecer é o primeiro passo para garantir direitos e construir uma sociedade mais justa, acessível e acolhedora para todos”, declarou Thays.
O evento contou com intérprete de Libras durante toda a programação, para garantir acessibilidade aos participantes. Em seguida, a promotora de Justiça Dra. Laila Pagliuso conduziu uma palestra com o tema “Proteção, Direitos e Inclusão”, que abordou aspectos fundamentais dos Direitos Humanos e destacou as campanhas internacionais de inclusão promovidas pela ONU.
A promotora também fez um resgate histórico da evolução do conceito de pessoa com deficiência, explicou a trajetória dos direitos conquistados ao longo dos anos e reforçou a importância da adaptação dos ambientes sociais, educacionais e profissionais.
Ao final, os participantes receberam certificado de participação. O evento também contou com a presença do secretário municipal de Justiça e Cidadania, Wilson Domingues, dos vereadores Daniel Domênicis, Rosana Arouca e Afonso Pessutto, além de representantes do Conselho Tutelar, Polícia Militar e outras instituições ligadas à rede de proteção social.
Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis