SAÚDE

Outubro Rosa: Santa Casa reforça a importância da prevenção ao câncer de mama

Outubro Rosa: Santa Casa reforça a importância da prevenção ao câncer de mama

Prática regular do autoexame das mamas e realização de exames clínicos periódicos

Prática regular do autoexame das mamas e realização de exames clínicos periódicos

Publicada há 12 horas

Rúbia Santana, médica ginecologista e obstetra da Santa Casa de Fernandópolis ressalta a importância da campanha de conscientização. Foto: SCF

Da Redação

Em apoio à campanha mundial Outubro Rosa, a Santa Casa de Fernandópolis reforça a importância da conscientização e da prevenção do câncer de mama, doença que representa uma das principais causas de morte entre mulheres em todo o Brasil.

Durante todo o mês, a instituição promove ações educativas voltadas aos seus colaboradores, pacientes e à comunidade, destacando a necessidade do diagnóstico precoce, que aumenta significativamente as chances de sucesso no tratamento e de cura da doença. Entre as orientações estão a prática regular do autoexame das mamas, a realização de exames clínicos periódicos e a mamografia, de acordo com a faixa etária e recomendações médicas.

Para a médica ginecologista e obstetra Rúbia Santana, especialista da Santa Casa de Fernandópolis, “o diagnóstico precoce é muito importante, pois aumenta as chances de cura e reduz a mortalidade. Neste ano, o Ministério da Saúde atualizou a idade recomendada para início do rastreamento: antes indicada dos 50 aos 69 anos, agora passou a ser dos 40 aos 74 anos, com a realização da mamografia a cada dois anos”.

A médica ressalta "alguns grupos de mulheres precisam de atenção redobrada, como aquelas com histórico familiar de mãe, irmã ou filha diagnosticadas antes dos 50 anos, mulheres que já tiveram câncer de mama ou ovário, pacientes submetidas à radioterapia, além de mulheres com obesidade ou consumo frequente de álcool."

Sobre o medo ou a vergonha de procurar atendimento médico, a especialista reforça, “tudo é feito com respeito e sigilo. A mamografia é um exame rápido e seguro e, o mais importante, quanto antes a mulher se cuidar, maiores serão as chances de cura caso haja um diagnóstico de câncer de mama”.

A médica ainda lembra que cuidar da saúde é também uma forma de valorizar a vida: “Deus nos deu a vida e cuidar da saúde é uma forma de honrar com o dom que Ele nos concedeu”.

Mais do que vestir rosa, o Outubro Rosa é um movimento de informação, prevenção e engajamento da sociedade. Como forma de engajamento interno, a Santa Casa convida seus colaboradores a vestirem uma peça rosa às quartas-feiras, simbolizando apoio à causa e reforçando a importância do cuidado com a saúde feminina.

Sobre a Santa Casa de Fernandópolis:

Com anos de tradição e referência em gestão hospitalar, a Santa Casa de Fernandópolis atua com excelência no atendimento humanizado, oferecendo serviços de saúde de qualidade para a população da região.

Fonte: Ascom Santa Casa de Fernandópolis

últimas