POLICIAL

Trio é preso e homem morre em confronto com a Polícia na região

Trio é preso e homem morre em confronto com a Polícia na região

Durante operação que desarticulou série de roubos em Santana da Ponte Pensa

Durante operação que desarticulou série de roubos em Santana da Ponte Pensa

Publicada há 12 horas

Foto: Reprodução / Fonte: PM-SP

Da Redação

Três homens foram presos em flagrante e um quarto morreu em confronto com a Polícia Militar durante operação contra quadrilha especializada em roubos na zona rural entre Santana da Ponte Pensa e Três Fronteiras (SP). A ação, realizada entre os dias 1º e 2 de outubro, resultou na recuperação de joias, veículos roubados e apreensão de armas e simulacros.

Sequência de roubos e perfil da quadrilha

Os suspeitos, naturais de Itanhaém (SP), praticaram ao menos cinco roubos armados entre quarta (1º) e quinta-feira (2). Entre os alvos estavam veículos — caminhonete, motocicleta, Chevrolet Onix e Toyota Yaris — e bens pessoais, incluindo joias, dinheiro e eletrônicos.

Um dos roubos ocorreu na Rodovia Euclides da Cunha (SP‑320), quando dois representantes comerciais foram abordados por criminosos enquanto paravam o carro para urinar. Entre os objetos levados estavam 27 maletas com 90 peças de semijoias, R$ 2 mil em dinheiro, roupas, celulares, notebook e cartões bancários. O carro das vítimas foi abandonado minutos depois na Estrada Boiadeira, em Três Fronteiras.

Outro assalto envolveu a esposa do prefeito de Santana da Ponte Pensa, que teve o carro tomado sob ameaça. O veículo foi recuperado horas depois durante a operação policial.

Confronto, prisões e desfecho

Durante buscas em uma chácara usada pela quadrilha, um suspeito foi preso em flagrante e confessou participação nos crimes. À noite, dois homens retornaram à chácara com intenção de recuperar os bens apreendidos. Ao serem abordados:

Um reagiu com disparos e foi alvejado; socorrido, não resistiu.

O outro foi preso no local.

No total, três suspeitos foram detidos por roubo e receptação, e um morreu em confronto. Também foram apreendidos simulacro de arma e a motocicleta usada nos crimes.

Contexto e relevância da operação

Santana da Ponte Pensa é um município do interior paulista com cerca de 1.467 habitantes e área de aproximadamente 129,9 km². A presença de quadrilhas externas atuando em áreas rurais de pequenas cidades causa grande repercussão e reforça a necessidade de integração entre Polícia Civil, Polícia Militar e apoio aéreo em operações desse tipo.

últimas