EMERGÊNCIA

Equipe da UBS Antônio Pivato salva paciente em parada cardiorrespiratória

Equipe da UBS Antônio Pivato salva paciente em parada cardiorrespiratória

Manobras de ressuscitação cardiopulmonar com desfibrilador externo automático

Manobras de ressuscitação cardiopulmonar com desfibrilador externo automático

Publicada há 9 horas

Foto: Divulgação / Fonte: PMF

Da Redação

A Prefeitura de Fernandópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue investindo na capacitação de seus profissionais para valorizar as equipes e melhorar dos serviços prestados à população. E os resultados desse esforço aparecem no dia a dia das unidades de saúde.

Um exemplo claro desse comprometimento aconteceu no último dia 24, por volta das 15h, na UBS Antônio Pivato, localizada no Jardim Paulista. Uma paciente procurou atendimento apresentando sintomas suspeitos de dengue. Durante a consulta, ela sofreu uma parada cardiorrespiratória (PCR), situação grave e rara em dispositivos de saúde, como UBS.

A reação da equipe foi imediata. Profissionais da unidade iniciaram as manobras de ressuscitação cardiopulmonar, utilizaram o desfibrilador externo automático (DEA), realizaram a intubação orotraqueal e acionaram o SAMU. Após dois ciclos de reanimação, o ritmo cardíaco da paciente foi restabelecido com sucesso.

Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, todos os protocolos de emergência foram corretamente seguidos pela equipe da UBS. A paciente foi estabilizada e encaminhada à Santa Casa de Fernandópolis, onde segue recebendo cuidados médicos.

A ação envolveu diversos profissionais da unidade: os enfermeiros Lucas e Ana Carolina, a médica Izabela, o médico Paulo, a técnica de enfermagem Daiane, a farmacêutica Liliani e o agente comunitário de saúde Paulo, que é fisioterapeuta de formação e colaborou nas compressões torácicas.

A coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Francislaine Baroni, destacou o compromisso dos profissionais. "Parabenizo toda a rede de Atenção Básica pela atuação rápida e eficiente que, mais uma vez, fez a diferença."

O gerente da Rede de Urgência e Emergência (RUE), professor Eduardo Machado, também fez questão de agradecer às enfermeiras do SAMU, Geisa de Moraes e Natalia Bin, responsáveis por ministrar uma capacitação prática sobre Suporte Básico de Vida em todas as UBS do município. "Ver a equipe aplicar corretamente os protocolos e salvar uma vida mostra o quanto esse preparo é essencial. Parabéns a todos."

Em julho, a Prefeitura realizou um treinamento em todas as Unidades Básicas de Saúde para qualificar o atendimento de urgência. O grande diferencial da capacitação foi a utilização dos próprios recursos disponíveis em cada UBS durante as simulações. Isso permitiu que as equipes se familiarizassem com os equipamentos e materiais que realmente têm à disposição no dia a dia, tornando o preparo mais prático.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis

últimas