Lívio Vono

11 Notícias

11 Notícias

Por Lívio Vono - Comentarista Esportivo

Por Lívio Vono - Comentarista Esportivo

Publicada há 8 anos

1 - Olá amigos e amigas desta coluna um grande abraço. Para adiantar aos nossos leitores (as) informamos que esta coluna foi escrita antes dos jogos Uruguai x Brasil e Corinthians x Red Bull em razão de pautas deste diário. Mas vamos lá sobre o que ainda pode acontecer em termos de fase classificatória para a Copa do Mundo em 2.018 na Rússia. 


02 - Pode-se confiar que Brasil e Uruguai, independente do resultado de quinta-feira, já estão na próxima edição do mundial de seleções. Somente uma hecatombe poderá tirá-los. A briga mesmo está entre Equador, Chile, Argentina e Colômbia. Os demais postulantes às três vagas, Paraguai, Peru, Bolívia e Venezuela são apenas figurantes. 


03 - Para as principais seleções sul-americanas o problema não é como se classificar, mas sim, o que poderá vir a acontecer nos jogos da Copa. Essa indagação é fruto daquilo que está sendo mostrado nesta fase de classificação. Basta notarmos como está jogando cada uma das melhores seleções que estão na disputa da América do Sul. Quais são seus grandes destaques e onde estão jogando? 


04 - Tomamos como exemplo olhando para o nosso próprio umbigo: a seleção brasileira de futebol. A escalação antecipada e anunciada para o jogo da quinta passada no Estádio Centenário no Uruguai não tinha um só jogador que esteja jogando em clube qualquer do futebol brasileiro. A pergunta é: isso significa alguma coisa de importante ? Significa, e muito. Não no aspecto técnico restrito, mas sim de modo amplo, senão vejamos. 


05 - Dos três goleiros que estão no exterior, o titular Alisson é reserva na Roma; Ederson era reserva até recentemente de Julio Cesar, aquele dos 7 x 1 da Copa, no Benfica (o futebol português não vale nada) e Muralha (é brincadeira) anda entregando no gol do Flamengo. Enquanto isso só no futebol paulista temos Fernando Prass e seu reserva imediato que joga muito além de Vanderlei, do Santos e seu reserva, um grande goleiro. Por que será que nenhum destes quatro goleiros foram convocados? Acorda Tite. 


06 - Ainda mais: Não temos um grande número, como outrora, de grandes craques. Daniel Alves sentiu que iria para a reserva no Barça e “vazou” para a Juventus da Itá- lia; Marquinhos levou de seis a um do Barça jogando pelo PSG; Miranda está “atolado” com a Inter de Milão; Marcelo e Casemiro se salvam no Real Madrid; Phillippe Coutinho nem deve disputar a próxima Liga dos Campões com o Liverpool da Inglaterra; Paulinho e Renato Augusto que não deram certo na Europa se mandaram para a China; Roberto Firmino é companheiro de Coutinho; Neymar é Neymar. 


07 - Deu para sentir, caro leitor, que temos que torcer para o Brasil sim, mas sem fugir da verdade. Mesmo com Gabriel Jesus na seleção não devemos ficar entusiasmados com o futuro da nossa seleção, afinal, calma e caldo de galinha jamais fizeram mal a alguém. Tite é o melhor treinador? É, não só do Brasil, mas de toda a América Latina, mas precisa abrir os olhos um pouco mais e parar com certas convocações políticas interesseiras. O futebol que se joga hoje na América do Sul, se comparado com o jogado na Europa, a diferença é muito grande. 


08 - E o campeonato paulista vai chegando a sua reta final desta primeira fase. Alguma novidade? Nenhuma. Tudo caminha como planejado pela Federação Paulista de Futebol com as quatro grandes equipes se classificando para a próxima fase. Podemos ainda ter surpresas? Claro que sim. E quem pode protagonizar esta surpresa é o tricolor do Morumbi. Coitado do Rogério Ceni. Foi um grande goleiro e cismou de ser treinador de futebol. O São Paulo dele é o único grande do futebol paulista que corre de maneira concreta o risco de ficar fora das finais. Senão vejamos.


 09 - A bola que está jogando é a mesma de quando foi campeão da Florida Cup no início do ano em cima do Corinthians. A diferença está apenas no fato de que naquela competição foi campeão sem tomar gols e sem fazer nenhum também, lembra? Agora marca muitos mas sofre muitos também. A bola que joga? A mesma, quase nada. No mais, nada diferente no campeonato inclusive a ruindade das arbitragens para não fugir da normalidade. Aliás, uma novidade e não é coisa boa. O dinheiro arrecadado e a presença de público nos estádios diminuíram vertiginosamente. Sem dinheiro os clubes vão se endividando, claro.


 10 - Veja bem como a Copa do Brasil é pródiga em apresentar surpresas inusitadas: Das dez equipes que estão no mata-mata da quarta fase metade não é da primeira divisão do futebol brasileiro, ou seja, Joinville é da terceirona, ASA, Paraná, Goiás e Inter de Porto Alegre são da segundona. Será que uma delas tem futebol para “roubar” uma das cinco vagas do Vitória, da Bahia, Cruzeiro e São Paulo que se defrontam diretamente, Sport Recife, Fluminense ou Corinthians? Poderemos ter surpresas sim. 


11 - Hoje tem mais uma Mesa Redonda do futebol a partir do meio-dia na tela do Canaldez da TV Cabo Mix, na internet no www.canaldez.com.br, no Facebook e em nosso aplicativo. Estaremos ao lado de Gil Cipriano recebendo nossos convidados. Amanhã também ao meio-dia tem reprise. Grande abraço a todos e que tenham um grande final de semana. Ate sábado se Deus quiser!


Admilson Garcia, Lívio Vono, Gil Cipriano, o corinthianíssimo Bigatão e Dr. Mauro,do Lions, estarão hoje, a partir do meio-dia, na Mesa Redonda do Canal Dez 






últimas