LEGISLATIVO

Vereadores aprovam Moção de Repúdio à Unimed por rescisão de plano de servidores municipais

Vereadores aprovam Moção de Repúdio à Unimed por rescisão de plano de servidores municipais

Decisão unilateral da cooperativa atingiu ativos, aposentados e pensionistas

Decisão unilateral da cooperativa atingiu ativos, aposentados e pensionistas

Publicada há 3 horas

Foto: Divulgação / Fonte: CMF

Da Redação

Por unanimidade, os vereadores de Fernandópolis aprovaram uma Moção de Repúdio à empresa Unimed São José do Rio Preto Cooperativa de Trabalho Médico pela rescisão unilateral e inoportuna do contrato de plano de saúde dos servidores públicos municipais (ativos, aposentados e pensionistas), especialmente por sua notória insensibilidade social, deslealdade contratual e grave desconsideração para com os princípios da dignidade da pessoa humana e do direito à saúde, expondo centenas de famílias a uma situação de extrema precariedade e vulnerabilidade. 

O autor da Moção de Repúdio, vereador Daniel de Domênicis (da Saúde), explicou que a decisão arbitrária e extemporânea ignora a vulnerabilidade e os anos de contribuição de muitos beneficiários, em especial os idosos e pensionistas, que dedicaram mais de quatro décadas de pagamentos e fidelidade à operadora. O vereador lembrou também que a obrigação de iniciar um novo processo de adesão a outro plano de saúde, em idade avançada e com comorbidades preexistentes, impõe um ônus financeiro insuportável e uma barreira quase intransponível para a continuidade da assistência médica essencial, além de ser um flagrante desrespeito à responsabilidade social e ética que se espera de uma operadora de saúde, que deveria zelar pela saúde e pelo bem-estar de seus beneficiários, e não os abandonar em um momento de fragilidade, priorizando unicamente o lucro em detrimento da vida humana.

Daniel disse que vai levar o caso ao Ministério Público, à Defensoria Pública e até a Associações da Unimed. “Essa covardia deve ser denunciada porque é inadmissível você abandonar um idoso que vive da sua aposentadoria e fazer a pessoa começar do zero com um orçamento novo, pessoas não vão ter condições de ter um plano de saúde, pessoas estão no meio de um tratamento médico. O que está acontecendo em Fernandópolis é um abandono em massa”, falou o vereador.

Em sua fala na Tribuna da Câmara, na última terça-feira, 7 de outubro, Domênicis contou que já tentou entrar em contato com a Unimed por diversos canais e não obteve sucesso. ”Eles não respondem, é um robô, ninguém está nem aí para nós fernandopolenses. Eu não sei o que pode ser feito, peço ajuda aos amigos se alguém tiver uma ideia. O Executivo está trabalhando para resolver essa situação da melhor forma”, relatou.

Fonte: Assecom Câmara Fernandópolis

últimas