SAÚDE

Outubro Rosa: UBSs abrem neste sábado com serviços voltado à saúde da mulher

Outubro Rosa: UBSs abrem neste sábado com serviços voltado à saúde da mulher

População feminina poderá realizar coleta Papanicolau e agendar mamografias

População feminina poderá realizar coleta Papanicolau e agendar mamografias

Publicada há 1 dia

Da Redação

A Secretaria Municipal de Saúde realizará neste sábado (18) o Dia D da campanha Outubro Rosa, mês dedicado aos cuidados com a saúde da mulher e no combate ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero.

Neste dia, as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 8h às 16h, para oferecer os seguintes serviços: coleta de Papanicolau, solicitação de exames de mamografia, exame clínico das mamas, vacinação, testes rápidos para sífilis, HIV, e Hepatites B e C, avaliação odontológica e palestras.

Câncer de Mama

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, atrás apenas do câncer de pele. Ele representa aproximadamente de 28% dos casos novos de câncer em mulheres, embora também possa acometer homens em uma proporção muito menor (menos de 1% dos casos).

Embora seja raro antes dos 35 anos, a incidência do câncer de mama aumenta com a idade, especialmente após os 50 anos. Existem diversos tipos de câncer de mama, alguns com evolução rápida, outros mais devagar.

Principais Sintomas

O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de um nódulo, geralmente indolor, duro e irregular. No entanto, existem outros sinais que também podem indicar a presença da doença:

Alteração na forma da pele;

Dor;

Inversão do mamilo;

Hiperemia (vermelhidão na área);

Descamação do mamilo;

Secreção papilar, especialmente quando unilateral e espontânea

O Dia D é uma excelente oportunidade para as pacientes realizarem a avaliação, que é fundamental para o tratamento eficaz do câncer de mama e do câncer de colo de útero. Ao participar, as mulheres podem também tirar dúvidas com a equipe de profissionais.  

Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis

últimas