ASSISTÊNCIA

Jales sedia seminário sobre a qualidade do cuidado com crianças, adolescentes e famílias

Jales sedia seminário sobre a qualidade do cuidado com crianças, adolescentes e famílias

Com representantes de 51 municípios, sendo 49 pertencentes à DRADS de Fernandópolis

Com representantes de 51 municípios, sendo 49 pertencentes à DRADS de Fernandópolis

Publicada há 2 horas

Da Redação

Nos dias 13 e 14 de outubro, Jales foi palco de um importante evento voltado à área da assistência social: o Seminário Regional sobre a Qualidade do Cuidado com Crianças, Adolescentes e Famílias em Serviço dos SUAS dos Municípios que compõem a DRADS de Fernandópolis-SP. Promovido pela DRADS Fernandópolis, tendo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Jales como anfitriã, o encontro foi realizado no Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo (Teatro Municipal) e reuniu representantes de 51 municípios, sendo 49 pertencentes à Diretoria Regional de Assistência Social (DRADS) de Fernandópolis e 2 municípios convidados.

Foto: Divulgação / Fonte: PMJ

A abertura contou com a presença de autoridades, como a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi Nacca, do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Reginaldo Viota, da chefe de divisão da DRADS de Fernandópolis, assistente social Ana Paula de Almeida, e da promotora da Infância e Juventude de Fernandópolis, Dra. Laila Honain Pagliuso.

Durante dois dias, o seminário promoveu palestras, debates, apresentações culturais e dinâmicas, com o objetivo de fortalecer a rede de proteção e o cuidado com crianças, adolescentes e suas famílias, além de incentivar a qualificação dos serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em toda a região.

A manhã do primeiro dia de evento foi marcada pela abertura e conferência principal, ministrada por Dayse Cesar Franco Bernardi, presidente do NECA - Associação de Pesquisadores e Formadores da Área da Criança e do Adolescente, que abordou o tema “Contextualização dos cuidados alternativos para crianças e adolescentes afastados dos cuidados familiares na região de Fernandópolis”. Também houve a apresentação do projeto Acolher, iniciativa do Ministério Público de São Paulo voltada à instituição do Serviço de Família Acolhedora, conduzida pela Dra. Laila Honain Pagliuso, promotora do Ministério Público de Fernandópolis.

No período da tarde, o tema central foi “Acolhimento em Famílias Acolhedoras”, com palestras de Sara Luvisotto, que tratou das especificidades e benefícios do acolhimento, além dos desafios culturais no processo de seleção e acompanhamento das famílias. O público também acompanhou um depoimento emocionante de jovens egressos dos serviços de acolhimento e uma apresentação cultural da Escola Livre de Teatro - Ponto de Cultura de Jales.

Já o segundo dia de evento trouxe o tema “Acolhimento Institucional (abrigos, casas-lares e repúblicas) e o trabalho articulado em rede”. As palestras foram conduzidas por Telma Gutierres de Souza, Sara Luvisotto e Dayse Cesar Franco Bernardi, que abordaram desde o cotidiano dos abrigos e o fortalecimento da convivência familiar até a importância da articulação intersetorial entre os serviços de acolhimento, saúde e assistência social. O público se emocionou com a apresentação do Presidente do Instituto Novo Sinai, de Valentim Gentil, Carlinhos Marques, que apresentou a palestra “Palavras que Cantam”. O público participou ativamente das dinâmicas e rodas de conversa, encerrando o seminário com reflexões e propostas para o aprimoramento das práticas de cuidado e proteção.

Ao final do evento, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Reginaldo Viota, destacou a relevância de Jales sediar um encontro de tamanha importância para a região: “É uma honra para o nosso município receber representantes das 51 cidades presentes. Esse seminário foi uma oportunidade de troca de experiências, aprendizado e fortalecimento da rede de proteção social. Agradeço a todos os profissionais e gestores que participaram e contribuíram para o sucesso deste grande encontro regional”, afirmou o secretário.

O evento consolidou Jales como referência regional na promoção de políticas públicas de assistência social e reafirmou o compromisso da administração municipal com a proteção integral de crianças, adolescentes e famílias.

Fonte: Secom Jales

últimas