
Foto: Divulgação / Fonte: PMF
Da Redação
A Prefeitura, em parceria com a Associarte (Associação dos Artesãos), realizou nesta quarta-feira (15) a reinauguração da Casa do Artesão “Helivane Maria Botelho da Silveira Moraes”, localizada na Praça Joaquim Antônio Pereira, no centro.
O espaço, que agora conta com a gestão dos próprios artesãos, passa a funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 13h. Segundo os organizadores, três artesãos se revezam nos dias da semana para manter o local aberto em horário comercial.
“Agradeço principalmente à Prefeitura, que cedeu o espaço e nos dá total apoio. Foi uma parceria entre a Prefeitura e a Associarte, que também cuida da manutenção do prédio”, destacou Luciane Dinardi, presidente da associação.
Atualmente, a Casa do Artesão conta com 22 artesãos associados e aproximadamente 1.000 itens à venda. Os artesãos se associam à Associarte, pagam uma contribuição mensal de R$ 30,00 e também doam parte do seu tempo para atuar no espaço. A escala de trabalho é organizada em turnos (manhã ou tarde), com a presença de dois a três artesãos por período. Todo o valor arrecadado com as vendas vai integralmente para o artesão responsável pela peça.
A associação recebeu as chaves da casa em 22 de setembro, data em que iniciaram os trabalhos de limpeza, organização do espaço e reuniões de alinhamento.
“No início do ano tivemos uma reunião no gabinete com os artesãos, onde discutimos a importância da associação. Hoje, celebramos essa união que fortalece a classe. Estamos vendo o início de algo que pode crescer ainda mais. Parabenizo todos vocês pela união e pelo propósito de seguir juntos”, afirmou o prefeito João Paulo Cantarella.
A reinauguração contou com a presença de autoridades, entre elas o presidente da Câmara Municipal, Daniel Arroio, e os vereadores Carlos Cabral e Daniel Domênicis. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Rubens Lopes, também participou do evento e relembrou que tanto a Casa do Artesão quanto o palco da praça foram viabilizados com recursos do MIT (Município de Interesse Turístico).
“Essa é a primeira vez que utilizamos o novo Marco Regulatório da Cultura, a Lei 14.093/2024, que flexibiliza esse tipo de parceria cultural. Com apoio da Procuradoria do Município, realizamos diversas reuniões para viabilizar essa iniciativa e garantir apoio aos nossos artesãos”, destacou o secretário.
Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis