Foto: Divulgação / Fonte: PMF
Da Redação
No sábado (18), a Prefeitura, realizou o “Dia D” da campanha Outubro Rosa, com todas as Unidades Básicas de Saúde do município abertas até às 16h para oferecer serviços voltados à saúde da mulher. A ação incluiu coleta de Papanicolau, agendamento de mamografias, testes rápidos, exames clínicos das mamas, atendimento odontológico e vacinação.
A cerimônia de abertura ocorreu na UBS Carlos Gandolfi, no Jardim Ipanema, e contou com a presença do prefeito João Paulo Cantarella, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Fabiana Cantarella, do secretário municipal de Saúde, José Martins Pinto Neto e sua equipe.
Durante seu discurso, o prefeito João Paulo ressaltou a importância da adesão do município à campanha e elogiou o trabalho das equipes de saúde. “Esses serviços precisam, de fato, chegar até a população. Não adianta uma grande organização se isso não se traduz em atendimento real e estamos vendo que essas ações estão chegando, sim, aos moradores. Agradeço a cada profissional envolvido por concentrar esforços em prol do cuidado, esta não é a primeira vez que estou nesta unidade e reconheço o atendimento de excelência prestado aqui”, afirmou.
O secretário de Saúde, José Martins, destacou que, paralelamente ao Outubro Rosa, o município também aderiu ao Dia D Nacional de Multivacinação, com foco na atualização da caderneta de vacinação de crianças de 0 a 5 anos. “Nosso país precisa ampliar suas coberturas vacinais. As vacinas são seguras, estão disponíveis e são fundamentais para impedir o retorno de doenças imunopreveníveis.”
Mesmo com o tempo chuvoso, a população respondeu de forma positiva à mobilização. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o balanço da ação foi considerado satisfatório, com a realização de 406 coletas de Papanicolau, 51 solicitações de mamografia, 221 exames clínicos das mamas, 379 testes rápidos, 261 avaliações odontológicas e 82 cadernetas de vacinação avaliadas. A campanha Outubro Rosa segue nas unidades de saúde com ações educativas e preventivas.
Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis