POLICIAL

Polícia Ambiental prende homem armado e apreende drogas durante operação

Polícia Ambiental prende homem armado e apreende drogas durante operação

Ação do GEPAAR integra as operações “Impacto”, “São Paulo Sem Fogo” e “Pré-Piracema”

Ação do GEPAAR integra as operações “Impacto”, “São Paulo Sem Fogo” e “Pré-Piracema”

Publicada há 3 horas

Foto: Divulgação / Fonte: PMA-SP

Da Redação

Durante uma ação conjunta das operações “Impacto”, “São Paulo Sem Fogo” e “Pré-Piracema”, o Grupo Especial de Policiamento Ambiental em Área de Risco (GEPAAR), de Jales, prendeu um homem e apreendeu drogas e uma arma de fogo na zona rural de Palmeira d’Oeste (SP). A ocorrência foi registrada na Estrada Municipal PLO-432, nas proximidades do Córrego do Sucuri, durante um bloqueio de rotina realizado na quinta-feira (24).

Segundo a Polícia Militar Ambiental, os policiais avistaram um objeto sendo arremessado de dentro de um veículo que passava pelo local. Diante da atitude suspeita, o carro foi abordado. O motorista e o passageiro negaram ter jogado qualquer material, mas durante uma varredura no trajeto, a equipe localizou um revólver calibre .22 com numeração suprimida, carregado com seis munições intactas.

Os dois ocupantes foram detidos. O condutor resistiu à prisão, sendo necessário o uso moderado da força para contê-lo e realizar o algemamento, conforme os procedimentos legais.

Na busca veicular, os policiais encontraram:

Uma sacola com 32 munições calibre .22 intactas;

Papéis do tipo seda, dois frascos de silicone com substâncias semelhantes à maconha e haxixe, uma tesoura, além de dois cigarros de maconha — um dentro do carro e outro ao solo;

Dois celulares iPhone, pertencentes aos abordados.

Durante a verificação, constatou-se que o motorista não possuía habilitação válida, tendo informado que perdeu sua permissão para dirigir por excesso de pontuação. O veículo foi recolhido ao pátio municipal com apoio da Polícia Militar territorial, que também elaborou os autos de infração de trânsito e auxiliou na condução dos suspeitos à Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Jales (SP).

Na CPJ, o delegado de plantão autuou o passageiro pelo crime de posse de entorpecente para consumo pessoal (artigo 28 da Lei 11.343/2006), após a apreensão de 8,37 g de maconha e 2,33 g de haxixe. Ele foi ouvido e liberado. Já o condutor do veículo foi autuado por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito (artigo 16 da Lei 10.826/2003), permanecendo preso à disposição da Justiça, sem direito à fiança, em razão da numeração suprimida da arma.

A Polícia Ambiental destacou que a ação reforça o comprometimento com a segurança das comunidades rurais e o combate a ilícitos ambientais e criminais em toda a região Noroeste Paulista, evidenciando o preparo técnico e a presença efetiva da corporação.

últimas