ASSISTÊNCIA
CRAS II promove “Cultura de Paz” e fortalecimento de vínculos
CRAS II promove “Cultura de Paz” e fortalecimento de vínculos
Projeto Arena CRAS é feito em parceria com as redes estadual e municipal de ensino
Projeto Arena CRAS é feito em parceria com as redes estadual e municipal de ensino
Da Redação
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) II Recanto dos Oitis realizou, neste ano, a terceira edição do projeto Arena CRAS, uma iniciativa que promove a construção da cultura de paz e o fortalecimento dos vínculos entre escola, comunidade e poder público. O projeto acontece em parceria com a rede municipal e estadual de ensino do território do CRAS II, abrangendo as escolas Carlos Barozzi, Armelindo Ferrari, Melvin Jones e Conceição Basso em Brasitânia.
Desde março, os alunos participaram de encontros mensais que trabalharam, por meio da prática, a construção da paz, inspirada no movimento Círculo de Paz. Em cada atividade, os próprios estudantes escolhiam os temas a serem debatidos. Esses encontros, chamados de Arenas Workshops, foram conduzidos com base em práticas restaurativas, com o objetivo de incentivar o diálogo, o respeito e a empatia entre os participantes.
Durante o projeto, diversos atores sociais foram convidados a compartilhar experiências e histórias de vida inspiradoras. Entre os temas abordados estiveram Saúde Mental (Ansiedade e Depressão), com a Dra. Amanda Careno; Crimes e Violência Racial, Violência de Gênero e Solidariedade, com a Dra. Camila Ignácio; e A Relação das Drogas, Relações Familiares, Sociais e Solidariedade, com Jesus Donizetti e Claudenice.
O evento de encerramento ocorreu, nesta quarta-feira (29) no CRAS II Recanto dos Oitis e teve um formato especial inspirado no programa Altas Horas, do apresentador Serginho Groisman, com entrevistas e momentos de interação. A programação também contou com a apresentação de uma banda composta por voluntários, formada por servidores municipais de diferentes setores, alunos e pais.
De acordo com a equipe do CRAS, o Arena CRAS tem se consolidado como uma importante ferramenta para fortalecer o protagonismo juvenil, a secretaria de assistência social Silmara Teixeira esteve junto a equipe e ressaltou “o trabalho do Cras no desenvolvimento das potencialidades e da convivência pautados na solidariedade e na cultura da paz”.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis