FINADOS
Cemitérios de Jales passam por ações de limpeza e prevenção à dengue
Cemitérios de Jales passam por ações de limpeza e prevenção à dengue
E terão horário especial no Dia de Finados: abertos todos os dias, das 7h30 às 17h
E terão horário especial no Dia de Finados: abertos todos os dias, das 7h30 às 17h

Foto: Divulgação / Fonte: PMJ
Da Redação
A Prefeitura de Jales intensificou, nas últimas semanas, os serviços de limpeza nos cemitérios da Consolação e Nossa Senhora da Paz, por meio das Secretarias Municipais de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, e de Agronegócios e Meio Ambiente.
Entre os serviços realizados estão a limpeza dos canteiros, capinagem, poda de árvores, varrição das ruas e o recolhimento de resíduos acumulados nas proximidades das sepulturas, garantindo um ambiente mais limpo e acolhedor para as visitas durante o feriado de Finados.
Essas ações fazem parte do trabalho contínuo de manutenção realizado ao longo do ano, mas recebem reforço especial neste período, em razão do aumento no fluxo de visitantes e das celebrações religiosas típicas da data, explicou o secretário de Desenvolvimento Social, Reginaldo Viota.
De acordo com o Decreto nº 9.300, de 19 de julho de 2022, o prazo para obras, reformas, pinturas e construções de jazigos e sepulturas, bem como o uso de lavadoras de alta pressão e mangueiras, encerrou-se no dia 28 de outubro, em razão das celebrações do Dia de Todos os Santos (01/11) e do Dia de Finados (02/11). Após essa data, as limpezas e manutenções devem ser feitas apenas com o uso de baldes e panos, respeitando os limites das sepulturas vizinhas e garantindo o recolhimento adequado dos resíduos.
Horário especial de funcionamento
Os cemitérios municipais de Jales permanecem abertos todos os dias, das 7h30 às 17h. Em razão do feriado de Finados, o horário de funcionamento será ampliado: na véspera, sábado (1º de novembro), os portões estarão abertos das 7h às 18h, e no Dia de Finados, domingo (2 de novembro), o funcionamento será das 6h às 18h30.
Prevenção à dengue
A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, também reforça os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya — especialmente em locais como os cemitérios, onde há risco de acúmulo de água em vasos e recipientes.
A coordenadora da Equipe Municipal de Combate às Endemias, Vanessa Luzia da Silva Tonholi, alerta para a importância da colaboração da população:
“Pedimos que todos tenham atenção redobrada com vasos e recipientes que possam acumular água da chuva. Orientamos a população a evitar flores artificiais, utilizar vasos furados, não usar pratinhos e retirar as embalagens plásticas e celofanes das flores. Também recomendamos preencher os vasos com areia até a borda”, destacou.
Equipes da Prefeitura estarão disponibilizando areia nas entradas dos cemitérios, para que os visitantes possam utilizá-la nos vasos e colaborar com a prevenção.
Fonte: Ascom Jales