
Pinato e Gonçalves no evento de posse. Foto: Arquivo pessoal
Da Redação
O delegado Alexandre Manoel Gonçalves assumiu oficialmente, nesta quarta-feira (5), a chefia da Delegacia da Polícia Federal em São José do Rio Preto (SP). Ele substitui o delegado Gustavo Andrade de Carvalho Gomes, que foi transferido para Brasília (DF), onde passa a exercer novas funções na corporação.
A solenidade de posse foi realizada na sede da 2ª Subseção da OAB, em Rio Preto, e contou com a presença de autoridades locais, representantes do Judiciário, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e de forças de segurança da região. O evento foi conduzido pelo superintendente da Polícia Federal em São Paulo, Rodrigo Luis Sanfurgo de Carvalho.
O advogado fernandopolense Edilberto Pinato está prestigiando o cerimonial, representando o seu filho, o deputado federal Fausto Rui Pinato (PP) que, por compromissos de mandato anteriormente agendados, não pode comparecer pessoalmente.
Quem é
Natural de São Paulo, Alexandre Gonçalves tem 49 anos e ingressou na Polícia Federal em 2006. É graduado e mestre em Direito Econômico, com passagens pelas unidades da PF em Uruguaiana (RS), São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP) e Jales (SP), onde também exerceu a função de chefe da Delegacia. Há seis meses, ele já atuava em Rio Preto antes de ser designado oficialmente para o cargo.
Circunscrição
A Delegacia da Polícia Federal de São José do Rio Preto tem circunscrição sobre 67 municípios do Noroeste Paulista, desempenhando papel estratégico nas ações de Polícia Judiciária da União e no combate a crimes como corrupção, tráfico de drogas, contrabando e lavagem de dinheiro.
A troca de comando marca uma nova fase nas ações da Polícia Federal na região, que tem sido referência em investigações de grande relevância no interior do Estado de São Paulo.