CULTURA

“Heróis Expedicionários” provoca emoção em cinema do Shopping

“Heróis Expedicionários” provoca emoção em cinema do Shopping

Filme, uma produção da Prefeitura de Fernandópolis, teve avant-première na 5ª-feira

Filme, uma produção da Prefeitura de Fernandópolis, teve avant-première na 5ª-feira

Publicada há 2 horas

Foto: Divulgação / Fonte: PMF

Da Redação

O filme “Heróis Expedicionários – Os Pracinhas de Fernandópolis” foi lançado oficialmente na manhã desta quinta-feira, 27, no cinema do Grupo Cine, no Shopping Center de Fernandópolis.

Trata-se de uma produção da Mogui’s Filmes, com co-produção da ZANREG e apoio do Grupo Cine. A realização é da Prefeitura Municipal de Fernandópolis.

Idealizado por Glenda Scandiuzi, Secretária Municipal da Comunicação, “Heróis...” tem direção de Guilherme Miguelão e direção executiva de Milene Miguelão. O filme conta a história (real) de quatro “pracinhas” das Forças Expedicionárias Brasileiras (FEB) que lutaram na 2ª Guerra Mundial, em campos da Itália, e participaram da conquista de Monte Castello. Detalhe: os quatro combatentes viveram em Fernandópolis.

O filme resgata a memória desses heróis anônimos, todos já falecidos. Parentes dos “pracinhas” estiveram presentes, entre eles Nadir Aparecida Luz, 94 anos, viúva do médico Osmar de Almeida Luz, um dos combatentes. Também viram o filme os familiares de Tomás Pedrosa, José Nunes Soares e João Gonçalves Marques.

Cerca de 140 pessoas assistiram à projeção, num clima de emoção e encanto. O filme mescla imagens reais de época, entrevistas e imagens produzidas com Inteligência Artificial, alcançando excelentes resultados estéticos e artísticos.

Também estavam presentes o prefeito João Paulo Cantarella, acompanhado da Primeira Dama Fabiana e de seu pai, João Cantarella, e o 2º Tenente Luciano Ribeiro, que representou o Coronel Luís Fernando Hilgenberg, Comandante do 6º BIAMV do Exército Brasileiro.

O Sargento Ricardo Andrade representou o Tiro de Guerra de Fernandópolis. Do Poder Legislativo Municipal, compareceram o Presidente da Câmara, Daniel Arroio, e os vereadores Afonso Pessutto, André do Botiquim, Carlos Cabral, Rosana Arouca Poço, Jeferson da FEF, Ricardo Pedroso e Daniel de Domenicis.

Ao final da exibição, o público aplaudiu intensamente. Flores foram oferecidas aos familiares dos quatro combatentes. O prefeito Cantarella cumprimentou o casal Guilherme e Milene Miguelão pela qualidade artística da obra. A grande surpresa ficou para o final: o Exército Nacional, através do representante do Comando do 6º BIAMV, entregou uma medalha de Honra ao Mérito ao casal Miguelão.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis

últimas