
Foto: Divulgação / Fonte: PMF
Da Redação
O pequeno auditório do “Hospital de Amor” de Fernandópolis ficou completamente lotado na tarde desta sexta-feira, 5, quando foi anunciado, oficialmente, o início das obras do Centro Especializado de Reabilitação (CER II).
Estavam presentes o prefeito de Fernandópolis, João Paulo Cantarella, o deputado estadual Carlão Pignatari e o deputado federal Fausto Pinato, que conseguiu a verba para a execução da obra. A assessora Mara Amaral representou o deputado Itamar Borges.
O primeiro a falar foi Daniel Marconi, coordenador do CER, que representou Henrique Prata, presidente do “Hospital de Amor”. Ele explicou que os CERs, antigamente, tratavam do paciente em modalidade única, enquanto que os CER II usam da multidisciplinariedade nos tratamentos, inclusive com o emprego da chamada “oficina ortopédica”.
CER II (Centro Especializado em Reabilitação Tipo II) é uma unidade do SUS que oferece reabilitação para pessoas com deficiência em duas modalidades (auditiva, visual, física ou intelectual), com equipes multidisciplinares (fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, etc.) para criar um Plano Terapêutico Singular (PTS), visando desenvolver o potencial do paciente e promover sua autonomia e inclusão, sendo um ponto de referência na Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência.
Uma novidade é a chamada “oficina ortopédica itinerante”, que vai até o paciente com eventual dificuldade de mobilidade, a até mesmo a outras cidades. Marconi disse que “a questão do autismo é hoje um dos carros-chefes” na saúde.
REGIÃO “PRIVILEGIADA”
O deputado Carlão Pignatari revelou que seu primeiro contato com os CER II se deu em São Paulo: “é um projeto impressionante”, afirmou. Disse que a estrutura do SUS na região noroeste é “privilegiada” e ganha ainda mais força com essa nova unidade.
O prefeito João Paulo Cantarella afirmou que se tratava de “um dia especial para a cidade” o anúncio da construção do CER II. Cumprimentou nominalmente os políticos presentes e os representantes de entidades, a quem atribuiu parte dessa conquista. “Todo mundo se uniu em torno desse tema”, declarou.
Presente ao encontro, a advogada Ana Albuquerque tomou a palavra. Ela é advogada especialista na causa autista e ativista dessa causa. Detalhe: ela também é autista, assim como o seu filho.
A advogada emocionou os presentes com seu testemunho e foi muito aplaudida. Em seguida, falou Fausto Pinato, que declarou: “Faz 68 dias que eu não fumo!” Foi aplaudido. Recuperado de uma cirurgia recente, ele reafirmou seu mantra de pragmatismo político e disse não ligar para direita ou esquerda: “o que me importa é Fernandópolis”.
Ao evento compareceram vários prefeitos e vereadores da região. A previsão é que a obra seja concluída até abril ou maio de 2026.
Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis