EDUCAÇÃO
“Aula da Saudade” emocionou estudantes e seus familiares na escola EELAS
“Aula da Saudade” emocionou estudantes e seus familiares na escola EELAS
Atividade pedagógica surpreendeu alunos, familiares e profissionais da unidade escolar
Atividade pedagógica surpreendeu alunos, familiares e profissionais da unidade escolar

Fotos: Arquivo Pessoal
Da Redação
No dia 2 de dezembro deste ano, os alunos das quatro terceiras séries do Ensino Médio da Escola Estadual Líbero de Almeida Silvares (EELAS) foram surpreendidos com um projeto que emocionou alunos, familiares e profissionais da unidade escolar, trata-se da “Aula da Saudade”, atividade pedagógica desenvolvida em algumas escolas do Brasil e do mundo, que tem chamado a atenção nas redes sociais e que chegou à sua terceira edição na escola EELAS.
Liderado pela professora Ma. Léia Patrícia Camargos com o apoio de membros da equipe escolar e estudantes, o projeto teve como objetivo criar memórias positivas valorizando a trajetória pessoal e educacional dos concluintes da terceira série do Ensino Médio em meio a um momento de confraternização que articulou apresentações, discursos, atividades e coquetel temático.
Durante a “Aula da Saudade”, os familiares dos estudantes participaram com o envio de fotos, cartas, objetos pessoais e no acolhimento desses jovens em um momento que marcou o fim de sua trajetória na Educação Básica. Um dos pontos altos foi o momento em que os alunos viram suas famílias aguardando por eles no final da aula.
O projeto repercutiu de forma bastante positiva entre todos os envolvidos que se manifestaram emocionadamente em suas redes sociais, além de manifestarem muito carinho quando falaram de suas percepções sobre o projeto. A terceira “Aula da Saudade” foi um momento de despedida, carinho e acolhimento que pode inspirar outras unidades escolares a replicar essa prática com seus formandos.