ASSISTÊNCIA
Prefeitura reinaugura sede do CAPS II em novo endereço
Prefeitura reinaugura sede do CAPS II em novo endereço
Novo espaço oferece melhores condições de trabalho e atendimento aos pacientes
Novo espaço oferece melhores condições de trabalho e atendimento aos pacientes

Foto: Divulgação / Fonte: PMF
Da Redação
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, reinaugurou nesta quarta-feira (17) a sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), que passa a funcionar em novo endereço, na Rua Espírito Santo, nº 1238. O espaço oferece agora melhores condições de trabalho aos servidores e mais qualidade no atendimento aos pacientes.
A cerimônia contou com a presença do prefeito João Paulo Cantarella, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Fabiana Cantarella, do secretário municipal de Saúde, José Martins, da coordenadora do CAPS II, Paula Buzzato, da coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Maisa Borges, e do coordenador do Cisarf, Mauro Azevedo. Também participaram representantes da Santa Casa e de municípios vizinhos que integram o Cisarf.
Em seu discurso, o prefeito João Paulo Cantarella destacou as políticas públicas voltadas à saúde mental desenvolvidas pela administração municipal. “É inexplicável a sensação de ver as políticas públicas chegando a quem precisa, ver o que planejamos sendo desenvolvido. Esse é o resultado que trabalhamos para conquistar. Tudo começa pelo espaço, mas o mais importante é o que está dentro dele, que são vocês”, afirmou.
Atualmente, o CAPS II atende 204 pacientes. A coordenadora da unidade, Paula Buzzato, agradeceu o empenho da equipe e relembrou a trajetória do serviço. “O CAPS foi fundado em 2001 e, desde então, está a serviço da população. Agora, contamos com um ambiente de trabalho com melhores condições para os servidores e mais amplo para os pacientes. Hoje agradecemos à administração, pois temos uma equipe formada conforme determina o Ministério da Saúde”, ressaltou.
A coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Maisa Borges, também enalteceu o novo espaço, especialmente a localização. “Estamos em um local central, de fácil acesso. Isso é inclusão.”
Durante a solenidade, o secretário municipal de Saúde, José Martins, apresentou um balanço das ações da pasta. Segundo ele, neste ano foi criado o Departamento de Atenção à Saúde das Pessoas, que atende diversos públicos, com profissionais responsáveis pela saúde da mulher, do homem, da população LGBTQIA+, de pacientes com condições crônicas, da população negra, do idoso, de crianças e adolescentes, além do acompanhamento do processo de saúde no município, garantindo que as ações cheguem de forma mais eficaz à população.
O secretário também informou que estão em fase de estudo a implantação do CAPS Infantojuvenil. Inicialmente, o serviço deverá funcionar em formato reduzido, como uma sala específica, mas já representa um avanço no atendimento aos cerca de 600 alunos diagnosticados com algum tipo de transtorno no município.
Ao final do evento, os presentes conheceram as instalações do prédio e prestigiaram apresentações artísticas realizadas por pacientes e integrantes do programa Expressarte, uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, que oferece oficinas de música, teatro e pintura.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis