SOLIDARIEDADE
Fundo Social de Solidariedade realiza campanhas memoráveis em 2025
Fundo Social de Solidariedade realiza campanhas memoráveis em 2025
Ações voltadas ao acolhimento, à inclusão e à geração de oportunidades
Ações voltadas ao acolhimento, à inclusão e à geração de oportunidades

Foto: Divulgação / Fonte: PMF
Da Redação
O Fundo Social de Solidariedade de Fernandópolis desenvolve ações voltadas ao acolhimento, à inclusão e à geração de oportunidades para a população. À frente da pasta está a presidente e primeira-dama Fabiana Cantarella, que desde o início do ano vem trabalhando para ampliar o alcance dos projetos a rede de apoio às famílias do município.
Com apoio das secretarias municipais botou de pé a Campanha do Agasalho, já em março/abril de 2025.
Na ocasião, os resultados foram surpreendentes, mostrando o grau de solidariedade do povo fernandopolense: com a campanha nas ruas agendada para dois domingos seguidos (30 de março e 6 de abril), as equipes, formadas por voluntários da prefeitura, atiradores do Tiro de Guerra, representantes de entidades sociais de Fernandópolis e outras organizações promoveram um grande “arrastão” nas ruas da cidade.
Ao final, mais de 5 toneladas de roupas, calçados e cobertores foram coletados. As roupas foram separadas e catalogadas por uma equipe da Secretaria de Assistência Social e distribuídas às pessoas em vulnerabilidade social e entidades assistenciais. A própria presidente comandou as entregas.
CAPACITAÇÃO
Em novembro, Fernandópolis recebeu as carretas da campanha “Caminho da Capacitação”. Essas carretas foram adaptadas como salas de aula para ministrar cursos de empreendedorismo. Estacionadas na Praça Joaquim Antônio Pereira, os cursos desta passagem foram gastronomia com aproveito integral dos alimentos e corte e costura.
Sandra de Carvalho Sales Leite, 55 anos, fez gastronomia. Além das técnicas, Sandra aprendeu conceitos de higiene e segurança alimentar, além de noções de empreendedorismo. Ela considerou que o curso, além de abrir horizontes, funcionou positivamente para o seu desenvolvimento pessoal e autoestima.
Para a presidente do Fundo Social, Fabiana Cantarella, os cursos “ampliaram as perspectivas profissionais, fator que transforma vidas”. A presidente acredita que essas ações impulsionam as pessoas: “o encorajamento que recebem, a visão de que são capazes e que podem vencer, é o que nos encoraja e recompensa”, disse.
BAZAR SOLIDÁRIO
O Fundo Social de Solidariedade de Fernandópolis inaugurou no dia 17 de dezembro o tradicional “Bazar Solidário”, ação solidária que beneficia pessoas carentes e em situação de vulnerabilidade.
Durante três dias, roupas, calçados e outros itens foram disponibilizados gratuitamente, com o objetivo de auxiliar famílias fernandopolenses.
Segundo a presidente do Fundo Social, Fabiana Cantarella, a iniciativa foi cuidadosamente planejada para atender quem mais precisa:
“Temos um olhar atento às famílias de Fernandópolis. Esta é uma ação de distribuição de roupas, calçados e outros itens que sabemos que farão a diferença na vida de muita gente. Nossas equipes prepararam tudo com muito comprometimento e carinho para acolher essas famílias, e todos estão convidados a participar”.
Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis