SAÚDE

Secretaria de Saúde prorroga mutirão contra a dengue

Secretaria de Saúde prorroga mutirão contra a dengue

Ações da Prefeitura de Fernandópolis irão até o dia 12 de fevereiro

Ações da Prefeitura de Fernandópolis irão até o dia 12 de fevereiro

Publicada há 1 hora

Foto: Divulgação / Fonte: PMF

Da Redação

A Secretaria Municipal de Saúde intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e anunciou a prorrogação do mutirão contra a dengue por mais duas semanas. O trabalho, realizado de forma domiciliar, tem como objetivo garantir a cobertura total do município.

As ações vêm sendo desenvolvidas há algum tempo e já apresentam resultados expressivos em comparação ao ano anterior. Em janeiro de 2025, o município registrou 3.251 casos confirmados de dengue. Neste ano, no mesmo período, foram contabilizados 31 casos confirmados, bem abaixo do ano anterior. 

Durante os primeiros 13 dias de mutirão, agentes de endemias e de saúde visitaram 11.774 imóveis, eliminaram 1.397 utensílios com larvas do mosquito, fiscalizaram 142 pontos classificados como imóveis especiais, como obras, escolas e grandes estabelecimentos comerciais, e realizaram nebulização costal em um raio de até 150 metros em áreas com casos confirmados, com o objetivo de eliminar mosquitos adultos.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da colaboração da população, orientando que os moradores recebam os agentes de saúde, que estão sempre devidamente identificados. Também é recomendada a realização de vistorias semanais em vasos de plantas e pratinhos, pneus, calhas, caixas d’água e vasilhas de água de animais de estimação, a fim de evitar criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis

últimas