IPTU

Fernandópolis: IPTU 2026 não terá aumento real, diz administração

Fernandópolis: IPTU 2026 não terá aumento real, diz administração

Correção aplicada corresponde à inflação do ano anterior acrescida de 1%

Correção aplicada corresponde à inflação do ano anterior acrescida de 1%

Publicada há 1 hora

Imagem: Ilustração

Da Redação

A Secretaria Municipal da Fazenda está estruturando de forma estratégica as ações relacionadas ao IPTU 2026. A administração reforça que o imposto não teve aumento real, sendo aplicada apenas a correção prevista em lei, correspondente à inflação do ano anterior acrescida de 1%, sem qualquer reajuste adicional.

Mesmo diante da ampliação de políticas públicas — como a oferta de ônibus gratuitos, o pagamento dos servidores dentro do mês trabalhado, a quitação de dívidas e a ampliação dos serviços de zeladoria — o município optou por manter apenas a atualização obrigatória do tributo.

A administração também destaca que, nos últimos anos, foi realizado o georreferenciamento imobiliário, procedimento técnico que utiliza tecnologia para mapear com precisão os imóveis, identificando área do terreno, metragem construída e localização exata. A iniciativa, de caráter obrigatório, teve como objetivo atualizar e tornar mais eficiente o cadastro municipal.

Atualmente, cerca de 12 mil imóveis apresentam algum tipo de irregularidade cadastral. Nesses casos, poderá haver alteração no valor do imposto, especialmente quando forem constatadas ampliações ou modificações não informadas anteriormente à Prefeitura. A eventual variação no valor ocorre em razão da regularização da área construída, e não por aumento de alíquota ou criação de novo tributo.

Com foco na economicidade, modernização e ampliação do acesso aos serviços, a Prefeitura disponibilizará diversos pontos de apoio distribuídos pela cidade para auxiliar contribuintes que tenham dificuldade de acessar o IPTU digital. Nesses locais, será possível emitir e imprimir os boletos. Além disso, o atendimento no Poupatempo e na sede da Prefeitura também será reforçado, para garantir mais alternativas à população.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis

últimas