SAÚDE

Contribuinte já pode destinar até 6% do imposto devido ao HB e ao HCM

Contribuinte já pode destinar até 6% do imposto devido ao HB e ao HCM

Investimentos em oncologia, UTI neonatal, cirurgias, entre outras áreas

Investimentos em oncologia, UTI neonatal, cirurgias, entre outras áreas

Publicada há 1 hora

UTI neonatal do Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto / Crédito: Divulgação/Funfarme

Da Redação

Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2026 já aberto desde segunda-feira (23), contribuintes da região podem destinar até 6% do imposto devido ao Hospital de Base (HB) de São José do Rio Preto e ao Hospital da Criança e Maternidade (HCM) e beneficiar os milhares de pacientes do SUS atendidos.

A pessoa destina através do Fundo Municipal da Criança e Adolescente e do Fundo Municipal do Idoso de Cedral ou Guapiaçu, ou também do Fundo Municipal do Idoso de Uchoa. É possível reservar 3% para projetos do Hospital de Base que beneficiam pacientes idosos do SUS e 3% para projetos do HCM, que serão investidos, por exemplo, na oncologia, UTI neonatal, cirurgias, entre outras.

Se já enviou a declaração, o contribuinte ainda pode retificar e incluir a destinação, desde de que dentro do prazo de entrega definido pela Receita Federal, dia 29 de maio de 2026.

O complexo Funfarme e seus hospitais são totalmente transparentes na prestação de contas de todo o dinheiro que recebem da sociedade, inclusive o proveniente do imposto de renda.

Como destinar o imposto devido ao Hospital de Base de Rio Preto e ao Hospital da Criança e Maternidade ao preencher a declaração do IR?

1. Preencher a declaração completa no programa da Receita Federal. 

2. Selecionar a ficha “Doações Diretamente na Declaração”. 

3. Escolher o fundo a destinar:

Fundo Municipal da Criança e Adolescente de Cedral - CNPJ 21.631.179/0001-55 

Fundo Municipal do Idoso de Cedral - CNPJ 22.879.581/0001-16 

Fundo Municipal da Criança e Adolescente de Guapiaçu -

CNPJ 21.631.179/0001-55

Fundo Municipal do Idoso de Guapiaçu - CNPJ 22.879.581/0001-16

Fundo Municipal do Idoso de Uchoa -

CNPJ 20.808.540/0001-03

4. Inserir o valor desejado até o limite disponível (até 3% para cada fundo). 

5. Ao optar por cada fundo, a declaração irá gerar automaticamente as DARFs relativas a cada fundo;

6. Imprimir e pagar as DARFs gerada antes do fim do prazo da declaração (geralmente o mesmo dia do encerramento da entrega).

últimas