SAÚDE

Enfermeiros da UPA recebem treinamento sobre Acolhimento com Classificação de risco

Enfermeiros da UPA recebem treinamento sobre Acolhimento com Classificação de risco

Ação incentiva a valorização dos profissionais e qualifica o atendimento à população

Ação incentiva a valorização dos profissionais e qualifica o atendimento à população

Publicada há 1 hora

Foto: Divulgação / Fonte: PMF

Da Redação

Os enfermeiros da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) participaram de uma capacitação sobre Acolhimento com Classificação de Risco, conhecido como triagem. O treinamento teve início na última terça-feira (24) e seguiu até quarta-feira (25), com profissionais divididos em dois grupos.

O curso foi ministrado pelo gerente da Rede de Urgência e Emergência, Eduardo Machado, nas dependências da Universidade Brasil. A iniciativa segue diretrizes do Ministério da Saúde, que orienta a implantação desse modelo nas unidades de urgência e emergência.

De acordo com as normas, a classificação de risco deve ser realizada por profissionais de saúde de nível superior, devidamente capacitados e com base em protocolos pré-estabelecidos. O objetivo é avaliar a gravidade dos casos e organizar o atendimento por ordem de prioridade, para mais agilidade e segurança aos pacientes.

Durante o treinamento, foram reforçados os critérios de classificação por cores, utilizados na triagem:

Vermelho: casos de emergência, com risco iminente de morte. Atendimento imediato.

Amarelo: casos urgentes, com atendimento em até 60 minutos.

Verde: situações de menor urgência, com espera de até duas horas.

Azul: casos não urgentes, que podem ser direcionados às Unidades Básicas de Saúde ou aguardar até quatro horas na UPA.

“Foram abordados temas como o Protocolo de Classificação de Risco, acolhimento de pacientes e atendimento humanizado. Valorizar os servidores também é investir em capacitação e, para a população, significa oferecer um atendimento cada vez melhor”, disse Eduardo Machado.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis

últimas