SOLIDARIEDADE

Corrente mobiliza Fernandópolis em busca de doador de medula para salvar vida de avó internada

Corrente mobiliza Fernandópolis em busca de doador de medula para salvar vida de avó internada

Internada no HB de Rio Preto, ela luta contra um quadro de leucemia aguda

Internada no HB de Rio Preto, ela luta contra um quadro de leucemia aguda

Publicada há 4 dias

Jesuina de Carvalho. Foto: Reprodução / Fonte: Arquivo pessoal

Da Redação

Uma campanha de solidariedade iniciada por familiares de Jesuína Célia de Carvalho, moradora de Fernandópolis, vem mobilizando amigos, conhecidos e internautas em toda a região. Internada no Hospital de Base de São José do Rio Preto, ela luta contra um quadro de leucemia aguda grave e, neste momento, depende de encontrar um doador compatível de medula óssea para seguir com o tratamento.

O apelo ganhou força nas redes sociais por meio de postagens feitas por familiares, que compartilham fotos, relatos emocionantes e um pedido direto à população: que mais pessoas procurem um hemocentro para realizar o teste de compatibilidade e se cadastrar como possíveis doadores.

“Ela está no HB esperando um milagre, que é encontrar um doador compatível”, relata a família em uma das publicações que vem sendo compartilhada.

Segundo parentes, qualquer pessoa apta a se cadastrar pode representar uma nova chance de vida não apenas para Jesuína, mas para milhares de pacientes que aguardam transplante.

Como ajudar?

O primeiro passo para quem deseja colaborar é procurar um hemocentro credenciado e manifestar interesse em se cadastrar como doador voluntário de medula óssea no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).

De acordo com o Ministério da Saúde e o REDOME, para fazer o cadastro é necessário:

  • Ter entre 18 e 35 anos;
  • Estar em bom estado geral de saúde;
  • Apresentar documento oficial com foto;
  • Comparecer a um hemocentro para coleta de uma pequena amostra de sangue, utilizada para o exame de compatibilidade genética (HLA).

A coleta inicial não é a doação da medula em si. O material serve para inserir o possível doador no banco nacional e internacional de compatibilidade. Caso haja compatibilidade com algum paciente, o voluntário será contatado futuramente.

Doação pode salvar vidas em todo o mundo

O REDOME integra uma rede internacional de transplantes, o que significa que um cadastro feito em Fernandópolis, Rio Preto ou qualquer outra cidade pode salvar vidas no Brasil ou até em outros países.

Hoje, o banco brasileiro está entre os maiores do mundo, ampliando as chances de compatibilidade para pacientes que enfrentam doenças hematológicas graves.

Onde fazer o cadastro?

Os interessados podem procurar o hemocentro mais próximo de sua cidade para obter informações e realizar o cadastro.

Em Fernandópolis e região, a orientação é buscar informações junto ao hemocentro de referência ou unidades regionais de coleta.

Enquanto aguarda por uma compatibilidade, a família de Jesuína mantém viva a esperança e pede apenas uma coisa: divulgação.

“Essa ação pode salvar a vida dela e de muitas outras pessoas.”

últimas