CULTURA
Orquestra de Violeiros é declarada como Patrimônio Cultural de Fernandópolis
Orquestra de Violeiros é declarada como Patrimônio Cultural de Fernandópolis
Criada em 2004, sob a coordenação do maestro Thito e vinculada à Associação Cultural João de Barro
Criada em 2004, sob a coordenação do maestro Thito e vinculada à Associação Cultural João de Barro

Foto: Divulgação / Fonte: CMF
Da Redação
Na sessão desta terça-feira, 11 de agosto, os vereadores de Fernandópolis aprovaram Projeto de Lei que declara a Orquestra de Violeiros de Fernandópolis como Patrimônio Cultural Imaterial do município de Fernandópolis, em reconhecimento à sua relevância histórica, cultural, artística, educacional, social e comunitária para a formação e preservação da identidade cultural da cidade.
A Orquestra de Violeiros de Fernandópolis é uma das mais tradicionais e permanentes manifestações culturais do município, e cumpre o seu papel de manter viva a música caipira, a viola, o canto coletivo, os saberes populares e as tradições ligadas à cultura sertaneja de raiz. Criada em 2004, sob a coordenação do maestro Francisco Ferreira de Souza, conhecido como Thito, e vinculada à Associação Cultural João de Barro - Centro de Tradições Caipiras, a Orquestra consolidou-se, ao longo de mais de duas décadas, como importante núcleo de formação musical, preservação cultural e convivência comunitária.
Ao longo de sua trajetória, a Orquestra de Violeiros tem promovido aulas teóricas e práticas de viola caipira e violão, abertas à comunidade, com atendimentos a crianças, jovens, adultos e idosos, contribuindo diretamente para a formação de novos músicos, para a transmissão de saberes entre gerações e para a democratização do acesso à cultura.
A relevância da Orquestra também se manifesta na diversidade de seu repertório, que contempla ritmos e estilos tradicionais como cururu, cateretê, chamamé, guarânia, baião, xote, rasqueado, pagode caipira, toada, valsa, canção rancheira, querumana, country, fox, balada e outras expressões musicais ligadas à cultura caipira e regional. Além da música, o projeto também desenvolve ações voltadas à preservação de manifestações culturais associadas, como a Catira, e planeja a ampliação de atividades de pesquisa, ensino e preservação da Folia de Reis, para fortalecer ainda mais seu papel como núcleo de patrimônio cultural imaterial do município.
A Orquestra de Violeiros de Fernandópolis possui relevante atuação pública. Apenas no ano de 2025, realizou 71 apresentações, entre eventos culturais, institucionais, educativos, comunitários e religiosos, participando de importantes ações como Férias com Arte, Desfile de 7 de Setembro, Novembro Azul, Festival Gastronômico “Sabor de São Paulo”, Fernatal, Festival “Luzes que Encantam”, além de apresentações em instituições de ensino, saúde, assistência social e espaços comunitários. Em 2026, a Orquestra ampliou sua atuação social com a criação do Projeto 60+, voltado à população idosa, por meio de encontros mensais e apresentações itinerantes em diferentes locais do município.
Fonte: Assecom Fernandópolis