“Se morremos com Cristo, com Ele viveremos”, diz o Apóstolo Paulo. Páscoa significa passagem que é liberdade e vida plena em Deus. Já bem antes de Jesus se celebrava a Páscoa, como data comemorativa da passagem pelo Mar Vermelho, um acontecimento histórico da libertação do povo da escravidão no Egito. Para nós, cristãos, Jesus deu o novo e verdadeiro significado da Páscoa, que é passagem do pecado para a graça, da morte para a vida eterna.
Pela fé nos unimos à paixão, morte e ressurreição de Jesus e somos salvos por Ele. Assim, sabemos que Cristo morreu por todos, querendo a salvação de toda a humanidade, contudo somente aquele que o busca de coração sincero e com fé pode receber a salvação de sua vida. Por isso é necessário que a fé em Cristo seja levada para toda a humanidade, pois o seu desejo é libertar e salvar a todos. A missão da Igreja não é outra senão evangelizar, falar do infinito amor de Deus, usando palavras e gestos de fraternidade.
Fé é uma certeza naquilo que não se vê. Os Evangelhos contam que Jesus apareceu para muitos dos seus seguidores, pois estes não conseguiam acreditar que Ele havia ressuscitado, mesmo depois de terem convivido com Ele e escutado que venceria a morte. A fraqueza na fé nos faz duvidar, perder a coragem, a confiança e até mesmo o sentido da vida. Maria, a mãe de Jesus, nem foi ao túmulo com as outras mulheres para encontrar o corpo de seu Filho, porque ela acreditou desde o princípio em sua palavra e sabia que Ele estava vivo.
Aos poucos, os Apóstolos, os discípulos e muitos seguidores de Jesus também foram compreendendo o que significava a sua ressurreição. Por diversas vezes, em suas aparições após sua ressurreição, Jesus repetiu o mesmo gesto que fez na última ceia, antes de sua paixão. Tomou o pão, deu graças, partiu e distribuiu. Esse foi o grande sinal da sua ressurreição, que é até hoje, quando a Igreja se reúne para a Eucaristia.
Portanto, se Jesus é mais forte que a morte, então não há nada que possa superar o poder de Deus. A fé transforma todo o medo em alegria e coragem. Assim, a ressurreição de Jesus age em nossa vida, tira o medo e nos dá forças para enfrentar os desafios da vida com a certeza da vitória. Celebrar a Páscoa todos os anos é também ressuscitar a nossa fé e esperança em Deus.