EVENTO

Secretário estadual do Meio Ambiente apresenta mudanças no programa ‘VerdeAzul’

Secretário estadual do Meio Ambiente apresenta mudanças no programa ‘VerdeAzul’

Ricardo Salles explicou que municípios agora passam por três avaliações anuais e têm chances de melhorar práticas ambientais

Ricardo Salles explicou que municípios agora passam por três avaliações anuais e têm chances de melhorar práticas ambientais

Publicada há 7 anos

SECOM 


Com a participação de representantes de 70 municípios da região, Fernandópolis recebeu nesta quinta-feira (11), durante o dia todo, técnicos ambientais para uma capacitação do programa “Município VerdeAzul”. O evento também faz parte do calendário comemorativo aos 78 anos de Fernandópolis e teve a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Salles.


As palestras aconteceram das 7h30 às 17h, na Câmara de Vereadores, e abordaram diversos temas, como Planos de Contingência; Guarda Responsável (CBRN); Educação Ambiental; Aterro Municipal; Águas; Programa Nascentes; Programa Mãos na Mata; Geoprocessamento/cartografia; Pagamento por Serviços Ambientais; e Plant for the Planet.


Em sua palestra, Ricardo Salles explicou que agora o programa “Município VerdeAzul” fará três avaliações anuais das cidades de todo o estado de São Paulo, em junho, setembro e dezembro, o que aumenta a oportunidade de cada uma delas melhorar seu desempenho nas práticas ambientais.


O secretário destacou ainda que são muitos os desafios para conquistar qualidade ambiental. “Precisamos envolver a sociedade civil, o setor produtivo, todos podem fazer um pouco para ajudar a aumentar as ações sustentáveis”.


Uma das áreas que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente tem focado é a questão do lixo. “Tenho certeza que com o VerdeAzul vamos buscar estratégias para o problema lixo e conseguiremos ganho ambiental. Precisamos ampliar a coleta seletiva em todo estado, isso é algo básico, basta separar o material orgânico do inorgânico, isso já facilita muito o trabalho. Com dedicação, os municípios conseguem melhorar suas posições no VerdeAzul. Estamos realizando muitas ações para ajudar as prefeituras usando os canais do programa. Tenho certeza que São Paulo vai continuar sendo um grande exemplo para o Brasil de desenvolvimento, trabalho e sustentabilidade com a união e parceria de todos”, finalizou.


Salles também dedicou um tempo para conversar com o prefeito André Pessuto e os vereadores de Fernandópolis sobre os trabalhos realizados pelo Governo do Estado e no município com relação ao meio ambiente.


O prefeito André Pessuto agradeceu a disposição do governo estadual em proporcionar estas capacitações aos municípios. “Além de cobrar ações, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente também nos capacita para que possamos atingir as metas. É fundamental que as prefeituras aproveitem estes momentos para o aprendizado e melhorias das ações já desenvolvidas. Nossa intenção é conseguir para Fernandópolis a maior pontuação possível no VerdeAzul. Além de conseguir recursos estaduais com as boas práticas realizadas aqui, este selo que o programa oferece mostra que estamos garantindo um lugar melhor para a população fernandopolense”, destacou André Pessuto.


A capacitação em Fernandópolis foi organizada com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, comandada por Ângelo Veiga, que tem desenvolvido com sua equipe técnica diversas ações para alavancar Fernandópolis no “Município VerdeAzul”.


Ricardo Salles falou aos prefeitos, lideranças e técnicos presentes ao evento 



O secretário municipal do Meio Ambiente, Ângelo Veiga, ao lado de Ricardo Salles 





últimas