1 - Aos amigos que nos acompanham nesta coluna um grande abraço. Estamos chegando. E chegando para afirmar com todas as letras que o futebol, menos o praticado na Europa nos dias de hoje, precisa ser melhor analisado.
02 - Seria necessário, até, talvez, realizar um congresso de cientistas para se saber o que acontece com o nosso futebol e nossas arbitragens. Gasta-se fortunas com hotéis, verdadeiras mordomias, Comissões Técnicas e principalmente com jogadores.
03 - Enquanto isso milhões de crianças passando fome, nem tendo água potável para beber. E os caras uns verdadeiros marajás. Quanto a bola que deveriam jogar e isso que estamos vendo é uma porcaria. Você pode até pensar que o termo é pesado, mas é isso mesmo, uma porcaria.
04 - Não precisa ir muito longe para absorver isso. É só dar uma olhadela no que está acontecendo com Palmeiras, Santos, Atlético Mineiro, Flamengo e outros por aí. Dá para aceitar um Flamengo fora da Libertadores, que é de nível técnico duvidoso para não dizer sofrível, e nada acontecer com esses caras.
05 - São tratados como “bebelôs” diriam os mais antigos. Não me toque não me rele. Sempre estão com a razão e se o “professor” (técnico) der uma esculhambada, coitado, estará no olho da rua. Enquanto isso eles recebem milhões de reais em salários e a segurança pública, a saúde, a educação vai de mal a pior em todo o país.
06 - E tem mais. São coadjuvados pelos árbitros, por favor, não são juizes, que fazem de tudo, não se sabe se mal intencionados ou por que são ruins demais também, para que o nosso futebol saudoso de outrora receba essa pecha de porcaria. Não precisa ir muito longe também neste campo para se achar situações comprometedoras de arbitragens.
07 - Que o Palmeiras, melhor exemplo, nos dias de hoje com todo este elenco caríssimo e badaladíssimo pela grande imprensa não está jogando nada todos nós estamos vendo e sabendo. Mas também é verdade que se irá continuar na Copa do Brasil porque venceu, com as calças nas mãos, o Inter em Porto Alegre com aquele gol “espírita” como se falava antigamente. Nem se sabe quem marcou o gol direito. É brincadeira.
08 - Mas o árbitro daquele jogo não tem e não tinha o direito de errar feio como errou contra o Verdão. Deixou de marcar para o time paulista duas penalidades claríssimas e estava de cara com o lance. Um na batida de bola de Willian Bigode com o zagueiro cortando com o braço e no outro com Zé Roberto sendo empurrado dentro da grande área. Mas a bem da verdade o Palmeiras deveria ter sido eliminado da competição.
09 - É lógico que estamos apenas no início do Brasileirão, mas dá uma filhada na tabela de classificação depois de três rodadas que o amigo leitor irá concordar que esta bolinha que estão jogando ai é uma porcaria. Das seis primeiras equipes da classificação geral apenas o Grêmio, quarto colocado, que está disputando a Libertadores.
10- Para dar mais subsidies aos caros leitores mais essa: O milionário Palmeiras é 14º colocado, o Santos 15º e o Atlético Mineiro é o 16º. Os três estão a beira ou na entrada, como queiram, da zona do rebaixamento. Ainda é muito cedo para se assustar ? Talvez não. Rebaixados dificilmente serão, mas conquistar o título deste ano, se continuarem assim, será quase uma irrealidade. Somente com estes três clubes são 18 Brasileirões conquistados. Futebol virou uma internet: Você decide para o bem ou para o mal.
11 - Hoje tem Mesa Redonda a partir das 12h na tela do Canaldez da TV Cabo Mix. Tem também na internet no www.canaldez.com.br, no Facebook e em nosso aplicativo. Estaremos ao lado de Gil Cipriano, nosso PVC, recebendo Edson Pezinho, treinador dos juniores do FFC e de Admilson Garcia, diretor deste diário. Um grande abraço e até sábado se Deus Quiser. Frase de um são paulino na Caiçara: Em Terra de cego quem -tem um olho é Rodriguinho. Pegou pesado.

Livio Vono, Admilson Garcia, Edson Pezinho e Gil Cipriano estarão hoje, a partir do meio-dia, na Mesa Redonda do Canal Dez