01- Um grande abraço a todos que nos acompanham neste espaço aos finais de semana. Em especial ao Edezir e todo pessoal da Casa das Antenas. Muito obrigado pelo reconhecimento do trabalho que realizamos aqui neste diário e também aos companheiros que aqui trabalham. Obrigado mesmo.
02 - Quando esta coluna fala que dá pena de quem vencer a Libertadores deste ano em razão da disputa do Mundial de clubes que acontece no Japão em dezembro, algumas pessoas devem torcer o nariz. Mas dá para acreditar que alguém com a bola que está jogando aqui embaixo do planeta poderá fazer frente a um Real Madrid ? Claro que não.
03 - Quem viu a decisão da Copa dos Campeões disputada em Cardiff, no último sábado, entre Real Madrid e Juventus da Itália, pode sentir quão difícil será para qualquer outro clube vencer quando se defrontar com o Real. Nossa bolinha ainda terá que melhorar e muito.
04 - Não podemos nos esquecer que a Juventus de Turim realizou uma excelente Liga dos Campeões este ano. Para se ter uma ideia, os italianos da ‘Juve’ sofreram, menos e não contando o jogo final, apenas três gols em toda a competição. Nem por isso deixaram de marcas dois, três gols em seus jogos e contra grandes equipes da Europa. Sofreram quatro do Real.
05 - Alguém poderá dizer: mas o Real Madrid tem Cristiano Ronaldo, que deverá abiscoitar seu quinto troféu como o melhor jogador do mundo. Mas o Real ainda tem uma dupla de zaga de fazer inveja; tem os brasileiros Casemiro e um lateral-esquerdo brasileiro que joga demais; tem Isco, Benzemá, tem Kros e muitos outros.
06 - Mas muito interessante também á falar que o Real tem uma disciplina formidável. James Rodrigues, o melhor jogador do futebol colombiano, que está no plantel, fica no banco, assim como Morata, que jogaria em qualquer time do mundo, e não chiam. Bem diferentemente aqui do nosso futebol tupiniquim, onde alguns se sentem “deuses” e não estão jogando nada. Podemos nos aproximar dos grandes da Europa? Sim, claro que podemos. Por que não ?
07 - Basta criarmos uma “engenharia” no sentido de que as jóias que surgem aos borbotões no Brasil permaneçam “um bucadinho” mais entre nós. Essas ofertas milionárias que surgem para os “Gabriéis” - Gabigol e Jesus -, Vinicius Junior deixam as cabeças um verdadeiro trevo só pensando em jogar na Europa e no monte de euros que irão abocanhar. Uma legislação séria, forte, poderá dar jeito nisso.
08 - Especificamente vejamos o caso mais recente do futebol brasileiro na perda de uma grande promessa. Vinicius Jr., menino pobre como tantos outros, e sempre é assim, até porque filho de rico joga golfe, nasceu e se criou em bairros distantes do centro; tem oportunidade de aparecer para o mundo e não vai ficar querendo ir embora? Lógico que vai. Mas estará preparado?
09- Caso de falta de preparação mais recente para nós brasileiros é Gabigol, ex-Santos. Foi comprado pela Inter de Milão por 106 milhões de reais. Não emplacou. Além disso, em um jogo da Inter recentemente ao ver que não entraria na partida, levantou-se do banco e foi embora. Certo é também que Gabigol não é um Gabriel Jesus em todos os sentidos, certo? Mas não poderia ser assim.
10 - E Vinicius Junior, menino de 16 anos que completará 17 no próximo mês e tudo o que se fala na grande imprensa? Será que vai emplacar mesmo? E então por que o Real Madrid está pagando 160 milhões de reais neste garoto? É que 160 milhões de reais são em torno de quarenta milhões de euros. Deu para entender? O
que é muito dinheiro para os endividados times brasileiros é pouco para os ricos times europeus, onde a moeda é muito forte. Em pouco tempo estaremos como o caso de Messi, criado na Europa, ama a camisa do seu rico clube e não joga nada na seleção de seu país.
11 - Hoje mais uma vez estaremos ao lado de Gil Cipriano, nosso PVC, recebendo Admilson Garcia e Viriato Mendes para a Mesa Redonda do Canaldez - da TV Cabo Mix. Estaremos também na internet no www.canal - dez. com.br, no Facebook e em nosso aplicativo, hoje e amanhã, a partir do meio-dia. Grande abraço e até sábado se Deus quiser: Perguntinha da semana: Quando será que o presidente do Conselho Deliberativo do FFC vai convocar eleições????

Lívio Vono, Viriato Mendes, Admilson Garcia e Gil Cipriano