01 - Olá amigos aquele abraço. Obrigado por estar conosco. Esta coluna ultimamente, e para ser preciso, nas suas duas últimas edições, não focalizou o que vem acontecendo no Campeonato Brasileiro em suas quatro séries. Havia, como está havendo um interesse maior de nossos leitores sobre a eleição da nova diretoria do FFC e para esse fim abrimos um maior espaço. Hoje falaremos de Sul Americana, Copa do Brasil, Brasileirão e Campeonato Brasileiro.
02 - E então vamos por essa ordem. O que é aquilo? O melhor time do Brasil, mesmo com três desfalques jogar aquela bolinha que jogou na Colômbia pela Sul Americana. Qual é o verdadeiro Timão? O tal de patriotas se disputar o Brasileiro da Série "C" vai cair para a Série "D" e tomaria o lugar da nossa Lusinha. Até nem dá para pensar se não seria melhor o Corinthians abandonar a competição. Não precisa disso para disputar a Libertadores no próximo ano, certamente vai ficar entre os quatro primeiros do Brasileirão e olha lá se não será campeão.
03 - Copa do Brasil. Falemos de Flamengo X Santos. Ficou barato para o Peixe da Vila. Poderia aée ter sido um estrago melhor se o Mengão não tivesse tirado o pé ou você tem dúvida? Verdade é que o Flamengo não é a sétima maravilha do mundo em termos de futebol, mas a diferença para o Santos é muito grande. Nem o goleiro praiano conseguiu segurar a barra. Levir Culpi, o novo "professor" parecia, durante o jogo, que estava organizando um velório. Apático, sem emoção, e começou ontem. Pode?
04 - Grêmio X Atlético Paranaense. Coitado do Eduardo Baptista. Quando pensava que apagaria as "cacas" que fez e deixou o Verdão eis que vem uma carreta e atropela tudo. Deve, ele, estar pensando. Que saudade da Ponte Preta. Foi só ali, em time pequeno, que conseguiu fazer alguma coisa. Ele e o Atlético pagaram pela ira dos gremistas depois daquele "sacode" que tomaram do Timão dentro da Arena gaúcha. Mas mereceu e também ainda poderia ter sido pior. Jogo de volta? Pra que? Depois de quatro a zero na primeira partida é bom deixar quieto.
05 - E o Verdão diante do Cruzeiro? Primeiro uma perguntinha da semana: Quando será que Cuca vai saber escalar o Palmeiras? Só Deus sabe. E vem a grande imprensa dizendo que aquilo foi um jogaço de futebol. Jogaço coisa nenhuma. Talvez, e acreditamos que sim, Palmeiras e Cruzeiro na verdade saíram perdendo. Mas como assim? Primeiro tempo Cruzeiro três a zero. Segundo tempo Palmeiras três a zero. Perderam ou não perderam? Quem está jogando fora de casa e vence a primeira etapa por três a zero e depois deixa empatar é porque não tem competência para vencer. Então perdeu. E quem perde a primeira etapa por três a zero e depois no sufoco empata é porque também não teve competência para vencer em casa.
06 - Falemos de Campeonato Brasileiro. As Séries B - C - D vão como sempre. Resultados inesperados e as melhores equipes brigando lá em cima do topo da tabela. Já o Brasileirão da Série A começam a pipocar algumas mudanças que muito provavelmente vão colocar os favoritos em seus devidos lugares. Só darmos uma olhada na tabela de classificação depois de 10 rodadas quem são os seis primeiros colocados. O Vasco é o único intruso, mas isso será por pouco tempo. Esta vaga deverá ser do Cruzeiro e Atlético MG que estão se recuperando.
07 - E o Vasco só é sexto colocado porque assim como Corinthians, Grêmio, Flamengo, um pouco menos, Palmeiras e Ponte Preta tem mais de 80% de aproveitamento em casa. Mas até o Botafogo em sétimo lugar tem 83% de aproveitamento em casa. Botinha, que na segunda-feira, tomou um chocolate em casa de dois a zero para o Avaí, que em cinco jogos fora da Ressacada, não tinha nem empatado fora.
08 - Mas isso, essa derrota do Bota em casa, começa a nos sinalizar mais cedo do que se esperava, o sufoco para os favoritos no segundo turno. Aí o bicho vai pegar de vez. Todos os anos quem começa a despencar na tabela de classificação vira fera ferida e bate o desespero incontrolável. E o que esse pessoal do meio da tabela para baixo vai aprontar não está escrito em lugar nenhum. É só esperar para ver.
09 - Mas enquanto isso o Timão vai que vai. Depois de um quarto de campeonato jogado é o único invicto. E não é para menos. Carille ajustou o time que não é nem beira daquele de 2.015, mas está jogando como se deve jogar nos dias de hoje para quem não é um Real Madrid. O Timão tem assustadores 83% de aproveitamento em casa e fora o que não é fácil certo? Mesmo que caia um pouco de aproveitamento ainda é e será fortíssimo candidato a levantar a taça. É só não mudar muito.
10 - O coluna pensa assim porque, além do Timão estar muito bem obrigado, com campanha de campeão, em um campeonato que se tem um time como o Fluminense, meia boca, e mais ainda sendo seu centroavante que atende pelo nome de Henrique Dourado o artilheiro da competição pode parar se não der Timão. Ainda mais, com referência ao Brasileirão, Palmeiras, Santos e Grêmio estão a fim de ganhar a Libertadores palmeirenses e gremistas estão priorizando esta competição, tanto é verdade que vão se defrontar neste sábado, pelo Brasileirão, com times mistos e até reservas. A CBF não deveria permitir isso.
11 - Hoje estaremos mais uma vez ao lado de Gil Cipriano, nosso PVC, recebendo Admilson Garcia, diretor deste diário e Fred Jorge radialista e secretário do FFC para falar das eleições da diretoria da Águia. Você poderá nos ver na tela do Canal Dez da TV Cabo Mix, na internet no www.canaldez.com.br, no Facebook e em nosso aplicativo a partir do meio dia. Até sábado se Deus quiser.
Observação: Um grande abraço ao Dr. Mário Rizzato, competente advogado da nossa Comarca que lê a coluna em primeiro lugar todos os finais de semana.