André Marcelo

Quer trabalhar? Dialogue com seu Lattes

Quer trabalhar? Dialogue com seu Lattes

Por André Marcelo Lima Pereira - Psicólogo

Por André Marcelo Lima Pereira - Psicólogo

Publicada há 8 anos

O Curriculum Lattes é elaborado segundo os padrões da Plataforma Lattes, gerida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Adotado, atualmente, pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do país, a Plataforma integra bases de dados de currículos, grupos de pesquisa e instituições em um sistema único de informação, diferentemente do Curriculum Vitae, que apenas reúne uma síntese das qualificações e aptidões pessoais e técnicas, experiências profissionais, cursos de formação profissional, formação acadêmica e dados pessoais do candidato à vaga de emprego.


O Curriculum Lattes se tornou um padrão nacional para registrar o percurso acadêmico de estudantes e pesquisadores do Brasil. Traz, igualmente, informações sobre a atuação laboral e a trajetória profissional, prêmios obtidos, idiomas que uma pessoa conhece e nível de fluência, produções acadêmicas, participações em simpósios e congressos, cursos e áreas de especialização, e toda informação acadêmica relevante ou de trabalho da vida de um indivíduo. Esse currículo prima pela riqueza de informações, pela abrangência e confiabilidade, que são elementos indispensáveis às requisições de financiamentos na área de ciência e tecnologia e em qualquer avaliação para candidatos a um emprego.


Assim, não é só relevante para a área acadêmica. Como o Curriculum Lattes é abrangente, mais longo que o Curriculum Vitae, menciona detalhadamente tudo o que está relacionado com a carreira profissional e oferece, para as empresas, um perfil do futuro trabalhador. Relata a trajetória educacional ou acadêmica, mas também as experiências profissionais; aponta habilidades e competências, sintetiza as qualificações e aptidões, experiências profissionais e outros dados de uma pessoa que busca alguma vaga de emprego no mercado de trabalho. E importante: todos os dados ou informações da Plataforma Lattes estão disponíveis ao público (que pode ser um indivíduo, uma empresa, uma instituição pública etc.) para consulta na internet.


Particularmente quanto à experiência profissional, relata atividades que já desempenhou, aprofundamento de conhecimentos por meio da participação em cursos e eventos de aprimoramento e atualização, experiências em empresas e demais instituições ou organizações (incluindo vínculo atual, se houver), detalhes do cargo ou função, carga horária de trabalho, identificação das empresas e regime de dedicação. Corresponde a um retrato da trajetória profissional.


No Curriculum Lattes, podem-se inserir informações tais como: descrição de resultados de atividades, lugares onde se trabalhou, funções desempenhadas, participação em orientações de pesquisa, eventos, projetos, cursos etc. A descrição de tudo o que produziu ou atividades que desempenhou deve estar lá – o que permite ao avaliador reconhecer o valor, pequeno ou grande, da atividade e do postulante.


Para quem está entrando no mercado de trabalho, uma avaliação foca, geralmente,os resultados; todavia, é mais importante reconhecer o valor de como as atividades foram produzidas ou executadas do que as atividades em si.
Para um indivíduo iniciante ou com alguma experiência na profissão, espera-se a constituição de duas a quatro páginas e de até sete páginas para um profissional experiente – mas não se espera que um Curriculum exceda dez páginas (se necessário, selecionar e escalonar as habilidades e competências, atividades e produção por ordem de relevância ou significânciana trajetória profissional).


Atualmente, esse tipo de currículo, de marcante presença na área acadêmica, também se está tornando o preferido de muitas empresas para avaliação de um postulante a uma vaga de trabalho. O Curriculum Lattes corresponde, na essência, à construção de uma imagem de vida e de trajetória profissional. Ele não se presta apenas à narração de experiências acadêmicas ou profissionais, habilidades e competências, mas está centrado nos resultados de produções, nas áreas de atuação, em todo tipo de experiência em ciência e tecnologia, aprofundamento em área específica de trabalho, e traz um retrato de vida como pesquisador e como trabalhador.


É consenso que o mercado de trabalho esteja competitivo, e essa competitividade se aprofunda principalmente diante da escassez de vagas disponíveis de trabalho. Construir um currículo coerente, realista, verdadeiro e aprimorado pode fazer a diferença quando da avaliação de um candidato que pleiteia uma vaga de trabalho nesse mercado.


Considera-se que, atualmente, o Curriculum Lattes sejao documento mais importante para alguém quando busca um emprego, posto que deve traçar, com clareza e correção, sua formação e trajetória profissional. A confecção do Curriculum Lattes, portanto, merece todo carinho ejusteza nas informações, descrições pertinentes e atualização constante pensando, também, em que o avaliador que vai julgar sua admissão a um emprego poderá ter nele uma peça radical para seu“veredito”.O julgador vai dialogar com seu Lattes, e desse diálogo pode depender sua rejeição ou sua admissão em uma vaga de trabalho.




últimas