MEIO AMBIENTE

Implantado projeto piloto de ‘Compostagem’

Implantado projeto piloto de ‘Compostagem’

Ações contribuem para a minimização dos impactos ambientais

Ações contribuem para a minimização dos impactos ambientais

Publicada há 6 anos

SECOM


As atividades agrícolas, agropecuárias e agroindustriais geram grande quantidade de resíduos, os quais podem provocar sérios problemas de poluição. Entretanto, quando manipulados adequadamente, podem suprir, com vantagens, boa parte da demanda de insumos industrializados sem afetar adversamente os recursos do solo e do ambiente. com o objetivo de diminuir o mau acondicionamento do lixo orgânico, a compostagem é uma solução fácil que propicia um destino útil aos resíduos, além de trazer muitas vantagens para o meio ambiente e para a saúde pública. 


Em Fernandópolis, a Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com a escola Municipal Agrícola ‘Melvin Jones’, implantou o projeto piloto da ‘central de compostagem’, com o objetivo de difundir a conscientização ambiental para a população de uma maneira geral, enfatizando a importância na separação dos resíduos em lixo orgânico e lixo reciclável e reforçando os conceitos de cidadania. com a execução da fase inicial do projeto, foi efetuado o recolhimento do lixo orgânico proveniente de empreendimentos comerciais, feiras livres, escolas e do prédio da Secretaria de Meio Ambiente Municipal. As ações contribuíram para a redução da quantidade de resíduos orgânicos depositados nos aterros, diminuindo a poluição e minimizando os impactos ambientais causados pela disposição inadequada do lixo.


Por fim, gerou-se adubo orgânico de boa qualidade para ser utilizado no Viveiro Municipal e na horta da Escola Municipal Melvin Jones. “As pessoas envolvidas na execução das ações aprenderam a realizar o processo de compostagem que é simples e pode ser reproduzido em menor escala nas residências. Trazendo muitas vantagens para o meio ambiente e para a saúde pública”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Ângelo Veiga. Para dar continuidade no projeto, a Secretaria de Meio Ambiente está recebendo doações de resíduos orgânicos, os materiais podem ser entregues no Viveiro Municipal. Mais informações pelo telefone 3463-9014.





Estagiários, alunos e profissionais ligados ao Meio Ambiente participaram da fase inicial do projeto 





últimas