ÁREA ALARMANTE

Secretaria de Meio Ambiente realiza ações de limpeza em Ecoponto

Secretaria de Meio Ambiente realiza ações de limpeza em Ecoponto

Soluções rápidas dão destino correto para lixos e materiais inservíveis que estavam jogados a céu aberto

Soluções rápidas dão destino correto para lixos e materiais inservíveis que estavam jogados a céu aberto

Publicada há 6 anos

SECOM  


Mudar alguns hábitos é de extrema importância para que os impactos provocados ao meio ambiente sejam minimizados. Embora esse tipo de mudança pareça difícil, por conta da elevada relação de consumo estabelecida nos centros urbanos, algumas atitudes simples podem contribuir bastante para um melhor uso dos recursos naturais oferecidos pelo planeta.


Em janeiro passado, o secretário de Meio Ambiente, Ângelo Veiga, visitou pontos caóticos de Fernandópolis fazendo um levantamento das emergenciais ações que precisavam ser tomadas no município. Um das áreas alarmantes encontrada, atingida pelo descaso e degradação do meio ambiente, foi o ‘Ecoponto’ localizado na estrada rural que liga Fernandópolis à Meridiano, ao lado do CAIC. No local, que estava abandonado, foi encontrado um depósito de grande quantidade de entulho e lixo de variadas espécies.


Desde então, a área a céu aberto recebe o cuidado necessário para a preservação ambiental. Todo o lixo e demais materiais inservíveis foram recolhidos e terão destino adequado.  O local foi fechado com cercas, a fim de evitar que novos descartes sejam feitos. Caçambas foram colocadas como depósitos para as pessoas que tenham pequena quantidade de resíduos, ou os moradores que residam na área rural, façam o descarte de lixo. As caçambas terão placas identificadoras para cada tipo de lixo, com destaque para o material reciclável, que posteriormente será doado para a ACARF (Associação dos Catadores de Recicláveis de Fernandópolis).  


 “Nossa ideia agora, após a limpeza, é fazer o reflorestamento da área, com o plantio de árvores para que a situação não se repita. A população também deve ser importante colaboradora desse projeto de preservação ambiental, não se esquecendo de que o lixo deve ser depositado em áreas corretas e não jogados em qualquer lugar. Contamos com o apoio de todos.”, explanou Ângelo.


FISCALIZAÇÃO INTENSA

A secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza um mapeamento de todos os pontos críticos da periferia da cidade. Constatadas irregularidades, os locais identificados recebem caçambas com placas indicadoras para o depósito dos materiais inservíveis produzidos pelos pequenos geradores de resíduos.





Ecoponto já teve todo o lixo retirado, está limpo e cercado   





últimas