REGIÃO

Onça encontrada em sítio faz DNA para localizar os pais

Onça encontrada em sítio faz DNA para localizar os pais

Animal foi levado à Polícia Ambiental para coleta de amostra de sangue

Animal foi levado à Polícia Ambiental para coleta de amostra de sangue

Publicada há 6 anos

Da Redação 


Um exame de DNA será utilizado para tentar localizar os pais ou familiares de um filhote de onça-parda, ou suçuarana, encontrada na área rural de Poloni, No último domingo, dia 6.


O animal, uma fêmea de pouco menos de um mês, foi encontrado por funcionários de uma usina no sítio São Pedro. O filhote estava sozinho e os pais não foram localizados nas imediações, por isso o Corpo de Bombeiros foi chamado.

A onça foi levada à Polícia Ambiental de Rio Preto, para coleta de amostra de sangue. O material foi enviado à Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

Na Universidade está localizado um banco de dados com DNA de onças encontradas no estado de São Paulo.


O objetivo, segundo o capitão Alessandro Daleck, da Polícia Ambiental de Rio Preto, é tentar localizar familiares do felino para identificar onde vivem e quais são os comportamentos. “É uma forma de saber um pouco mais sobre o animal e onde ele vive para poder ter uma melhor reabilitação”, disse Daleck.


O filhote não estava ferido, mas foi encaminhado para os cuidados de veterinários do Zoológico Municipal de Rio Preto. A onça foi examinada e aguarda para ser transferida para um instituto especializado na reabilitação de felinos de grande porte. O local ainda não foi definido.


Filhote de onça-parda está sob cuidados noZoológico de Rio Preto 





últimas