
Conta o compadre Geraldo de Melo, que certa vez, um parente da Dona Filó veio passar umas férias em sua fazendinha, lá em Aparecida do Taboado. O “armofadinha”, que havia nascido e morado a vida inteira na capital, no começo até que ficou bem animado com as novidades da fazenda, a vida sossegada da roça. Nos primeiros dias, o caboclo queria fazer de tudo: andar à cavalo, apartar vacas, tirar leite, beber o leite no curral ainda “escumando” tirado na hora, marcar e mochar o gado, nadar e pescar no açude.
Duas semanas depois, deu prá notar que o rapaz estava ficando meio aborrecido com aquela vida meia parada, já se cansando de ficar atôa o dia inteiro. Aquela coisa dos primeiros dias foi puro fogo de palha.
Nessa época o compadre Geraldo tinha uma cartucheira calibre 20, importada do estrangeiro e uma matilha de seis cães perdigueiros, cachorrada boa de carreira que só vendo. Esses bichinhos eram bem treinados, tudo mansinho que era uma beleza e adoravam uma caçada. Às vezes, ele pegava a espingarda para fazer uma limpeza, e os cães começavam a uivar e a ganir, já achando que teriam pela frente uma possível caçada.
Compadre Geraldo chamou o cidadão, mostrou a espingarda, ensinando o beabá de como lidar com uma arma de fogo: carregar, travar, mirar e arrastar o dedo no pinguelo. Chamou a cachorrada, entregou-lhe um cinturão cheio de cartuchos e sugeriu que fosse caçar. O “armofadinha”, entusiasmado, saiu para a mata acompanhado dos cães, que pulavam e latiam fazendo uma festa danada.
Durante muito tempo, Compadre Geraldo escutou vários tiros da espingarda e pensou: - Até que o danado parece que leva jeito prá coisa, deve tá fazendo um fuá!...
Horas depois, o rapaz voltou sorridente, esfregando as mãos de tanto contentamento. Compadre Geraldo reparou que ele havia usado quase todos os cartuchos do cinturão. Se achegou e foi perguntando:
-- E aí, pelo jeito parece que ocê gostou da caçada..., perguntou ele. Matou muito bicho ai pelas bibócas?
-- Vichê, num errei um tiro! Preciso de mais cachorros, porque aqueles que eu levei, num deram nem pro cheiro! O senhor tem mais alguns deles, aí?