DESTAQUE

Fernandopolense é convidado para participar de capacitação internacional

Fernandopolense é convidado para participar de capacitação internacional

Fernandópolis foi uma das cinco cidades selecionadas por meio do Programa Município Verde Azul

Fernandópolis foi uma das cinco cidades selecionadas por meio do Programa Município Verde Azul

Publicada há 6 anos

Assessoria de Imprensa – FEF 


O coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, também professor do curso de Química da FEF e secretário do Meio Ambiente do município de Fernandópolis, Angelo Roberto Veiga, está longe do Brasil. Ele e mais quatro representantes das cidades do estado de SP, Pongaí, Botucatu, Guzolândia e Jaguariúna foram convidados para participar do TAIEF - The Environmental Technical Assistance and Information Exchange Facility. O TAIEF (Assistência Técnica Ambiental e Facilidade de Intercâmbio de Informações) tem como meta construir redes profissionais e melhorar a transferência de conhecimento globalmente. Além disso, o programa oferece uma rápida mobilização de especialistas das administrações dos Estados membros da União Europeia para contribuir em workshops, seminários, ou ainda para fornecer assistência em desafios ambientais. Também podem ser solicitadas visitas de estudo a um país da União Europeia, como no caso de Angelo, que irá visitar várias cidades de Portugal e Bélgica.


PROGRAMA MUNICÍPIO VERDE AZUL - PMVA

Trata - se de um projeto do Governo do Estado de São Paulo, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que carrega o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.


Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as cidades paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.


O CONVITE

O programa oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o "Ranking Ambiental dos municípios paulistas", onde Fernandópolis obteve destaque.


Angelo disse estar muito entusiasmado com a ação e pretende voltar com muito conhecimento na bagagem: "meu propósito é trazer inovações na área ambiental para os cursos que leciono e também para Fernandópolis", enfatizou.


ATIVIDADES

Além das visitas, o coordenador participará de cursos e palestras com diferentes temas ambientais, tais como: Gestão de resíduos e materiais, padrões de solos e critérios de remediação, entre outros temas. O fernandopolense também se reunirá com a Diretoria Geral de Meio Ambiente da União Europeia para apresentação da Legislação e Políticas europeias em resíduos.


“Meu propósito é trazer inovações na área ambiental para Fernandópolis”, destaca Angelo 





últimas